A ADC Perre recebe este sábado, a partir das 15 horas, a AD Esposende, em jogo da terceira jornada da Zona B do Campeonato Nacional da III Divisão feminina de Voleibol, prova organizada pela Associação de Voleibol de Braga.
Em campo vão estar duas equipas que estão apostadas em crescer na modalidade, correndo assim, e nesta fase inicial da época, o risco de não conquistar pontos.
ARLINDO MIRANDA: “ENCARAMOS O JOGO COMO PARTE DO PROCESSO DE CRESCIMENTO”
Em Perre, Viana do Castelo, o jogo está a ser encarado como mais um no processo de crescimento… “A ADC Perre está a encarar o jogo como parte de um processo normal de crescimento e desenvolvimento a médio/longo prazo. Mais do que ganhar ou perder estamos focados em aprender mais a cada dia que treinamos, ser melhor e fazer melhor do que já fizemos nos jogos anteriores”, começou por afirmar o treinador Arlindo Miranda.
Aquele técnico salientou que “a equipa encontra-se ainda numa fase de adaptação aos princípios, métodos, terminologias/comunicação de treino e jogo, principalmente por aproximadamente 50 por cento das jogadoras serem estudantes universitárias fora de Viana do Castelo. Tivemos um bom mês de setembro, em que praticamente todas estavam presentes. Neste momento encontramo-nos, maioritariamente, às sextas-feiras para preparar os jogos, tornando o processo mais lento e demorado”.
“ATLETAS TÊM-SE DEDICADO DE CORPO E ALMA AO VOLEIBOL E A ADC PERRE”
Apesar das mais diversas contrariedades “todas se têm dedicado de corpo e alma ao Voleibol e ADC Perre. Estão a esforçar-se sentindo já resultados e mesmo sem termos tido vitórias (ainda) no Campeonato. Temos uma visão de longo prazo neste processo de construção de equipa. Diria que nos encontramos preparados (na medida do possível) para o jogo contra a ADE mantendo o foco na aprendizagem contínua”.
Sobre o adversário de amanhã, Arlindo Miranda referiu que “neste momento só posso dizer que jogamos apenas uma vez contra a ADE (no Torneio do Minho) e é o único momento que tive de contato com a equipa/clube”.
Arlindo Miranda lembra que “estive sem treinar na época transata, depois de três épocas a treinar no estrangeiro, duas épocas no AVC Famalicão, uma em Espanha. Resumindo a última vez que treinei uma III Divisão foi na época 13/14 no VCV, em que vencemos e subimos à II Divisão em Seniores Masculinos”.
Em relação a Seniores Femininos “comecei em 2005/2006 com o VCV, ano em que não chegamos a ir à fase nacional por apenas um set… quando o SC Braga estava a começar a subir rumo à I Divisão”.
Por isso “não tenho opinião, devidamente, formada sobre a ADE, até porque o meu/nosso foco é o nosso trabalho a desenvolver com as jogadoras, independente do adversário. É óbvio que ajustamos detalhes técnico-táticos consoante as características do adversário, mas como o foco é o longo prazo a nossa preocupação é o nosso próprio desenvolvimento, respeitando obviamente todos os adversários”.
Para o jogo de amanhã, Arlindo Miranda conta “com toda a equipa a 100 por cento”.
MARIANA FERREIRA (AD ESPOSENDE): “VAMOS COMPETIR COM O OBJETIVO DE CRESCER ENQUANTO EQUIPA”
“Como sempre vamos competir com o objetivo de crescer enquanto equipa…”, foi assim que Mariana Ferreira, treinadora da equipa Sénior Feminina da Associação Desportiva de Esposende, começou por abordar o jogo de amanhã com a ADC Perre.
A treinadora da equipa esposendense salientou que “temos estado a pedir ‘coisas novas’ às nossas atletas, no fundo tentar que saiam da sua zona de conforto para evoluírem individualmente. Como é evidente o risco implica sempre alguns custos… que no Voleibol são pontos!!” e adiantou que “neste momento é isso mesmo que estamos a fazer… correr riscos, acelerar o nosso jogo, aumentar a dinâmica coletiva”.
IMPEDIDOS DE TREINAR ESTA SEXTA-FEIRA
A AD Esposende chega ao jogo com a ADC Perre sem poder realizar o seu último treino da semana… “Infelizmente não vamos conseguir fazer o nosso treino de preparação do jogo por força da greve que hoje encerrou boa parte das escolas do país!”.
Quanto ao adversário, Mariana Ferreira referiu que “conhecemos bem a equipa de Perre e vamos tentar contrariar os seus pontos fortes”.
PROGRAMA DE JOGOS
SÁBADO
Infantis
11 h: SC Vila Real – Vitória SC
15h: CARTaipense – Colégio JPII/Dumiense
Iniciadas
17.30h: Vitória SC – SC Braga
Cadetes
14.30h: VC Viana – SVR Benfica
15h: SC Braga – Colégio JPII/Dumiense
15h: Vitória SC – CA Bragança
Juniores
17h: SC Braga – SVR Benfica
17.30h: Vitória SC – AVC Famalicão
19h: Colégio JPII/Dumiense – VC Viana
Seniores: ADC Perre – AD Esposende
DOMINGO
Infantis
10.30h: CARTaipense – Colégio JPII/Dumiense
14.30h: SVR Benfica – Valpacinhos
Iniciadas
11h: Colégio JPII/Dumiense – SC Vila Real
Cadetes
17h: AVC Famalicão – CARTaipense
Juvenis
10h: ADC Perre – Colégio JPII/Dumiense
11.30 h: Vitória SC – AD Esposende
15h: SC Braga – VC Viana
Seniores
17h: Vila Verde AC – AVC Famalicão
17h: CD Monserrate – CARTaipense