O Colégio JPII/Dumiense esteve em alta no Torneio de Novembro de Minis B da Associação de Voleibol de Braga, que decorreu na manhã de domingo, no Pavilhão do Colégio JP II.
O clube bracarense, que arrancou este ano com o escalão, participou com duas equipas, tendo alcançado o segundo lugar com a equipa A – perdeu na final com o SC Vila Real – e o oitavo lugar com a equipa B.
SC VILA REAL VENCE
O SC Vila Real, que começou por vencer a Série A na fase de grupos, foi assim o grande vencedor do torneio ao bater na final o Colégio JPII/Dumiense.
A AD Colégio Caldinhas terminou na terceira posição, enquanto o SC Braga A foi quarto. A AD Esposende A concluiu a prova na quinta posição.
Seguiram-se SC Braga B, AD Esposende B e Colégio JP II /Dumiense B.
“TORNEIO CORREU MUITO BEM”
Mário Azevedo, coordenador do Colégio JP II/Dumiense Voleibol, começou por referir que “o torneio correu muito bem, contou com a participação de cinco clubes e oito equipas e desenrolou-se com muito entusiasmo e entrega das atletas”.
Afirmando que “foi bom voltar a competição para estas idades”, Mário Azevedo considera que “é importante que estes jovens possam praticar desporto e possam competir neste tipo de torneios para conviver e aprender”.
“SÃO MIÚDAS QUE COMEÇARAM ESTE ANO A JOGAR VOLEIBOL”
O Colégio JPII/Dumiense esteve em destaque no torneio – chegou à final -, apesar de ter uma equipa completamente nova… “o ano passado não tivemos este escalão. Tínhamos poucos miúdas e, por opção, foram integradas no escalão acima, onde também aprenderam e evoluíram”, disse Mário Azevedo, que adiantou que “este ano temos um grupo de 16 miúdas e o escalão continua a crescer… mas são miúdas que começaram este ano a jogar Voleibol. Portanto, são atletas que ainda estão a aprender o básico do Voleibol”.
Para aquele responsável “começar a época com 16 atletas novas é um bom arranque e a verdade é que todas as semanas recebemos contactos para entrarem mais atletas e não só do Colégio JP II. Este é um projeto que já começa a ser associado a Braga e não apenas exclusivo do Colégio, o que é importante por tudo o que envolve e pelo trabalho que fazemos”.
“ESTAMOS NUMA FASE INICIAL DA APRENDIZAGEM…”
Como está a correr a preparação da equipa? “Estamos numa fase inicial da aprendizagem, estamos ainda a educá-las para a prática do desporto, a conciliação dos treinos e dos estudos… tudo tem de ser bem trabalhado, elas têm de perceber que há um compromisso com o clube e com as colegas e que o têm que respeitar. Ideias que são passadas também às famílias porque é preciso um compromisso”, disse Mário Azevedo, que salientou que “depois vem a parte desportiva… estamos na fase inicial dos trabalhos e está tudo a correr bem”.
O escalão de Minis B tem como treinadoras Mariana Silva e Bruna Ramos, jovens que fazem parte da equipa de Juniores: “a nossa ideia é ter atletas dos escalões mais velhos a ajudar nestes escalões mais novos” referiu Mário Azevedo, que considera que “é uma forma de criar laços entre as várias atletas do clube e exemplos para as mais novas”.