O FamaBasket parte motivado e confiante para a Fase Final do Campeonato Distrital de Sub-18 masculinos da Associação de Basquetebol de Braga, que se realiza entre sexta-feira e domingo no Pavilhão Desportivo Vale de São Cosme, em Famalicão.
O conjunto treinado por Vítor Braga venceu a Série B e garantiu a presença na Final Four ao ganhar ao Maria da Fonte (quarto da Série A) nas eliminatórias, que se realizaram no fim de semana (56-67 e 55-49).
Em Famalicão o ambiente é de confiança e Vítor Braga afirma que “estando na Fase Final a ideia é ganhar, não há outra forma de encarar a competição. Sabemos que é difícil, mas não impossível”.
O treinador do FamaBasket refere que “nós temos a consciência que somos o ‘outsider’ da Final Four. Jogamos na Série B e todas as outras equipas são da Série A. Para chegarmos aqui tivemos de passar por uma eliminatória com o Maria da Fonte. Mas estamos na Fase Final e vamos com tudo para a tentar ganhar”.
Qual pode ser o ponto forte do FamaBasket nesta Fase Final? “O que eu acho interessante é que estes miúdos, que eu acompanho há dois anos, não têm receio ou medo de qualquer tipo de jogo. Portanto, se encararem sem receio e sem medo esta Fase Final, podemos fazer alguma coisa”.
O facto do FamaBasket vir da Série B, e portanto não ser tão conhecida para os adversários, pode causar surpresas? “Nós conhecemo-nos todos muito bem, já jogamos noutras épocas. Agora nós, para todos os efeitos, somos o que o quarto classificado…não vejo isso como desvantagem, mas como uma grande vantagem. Se os adversários se distraírem podem sofrer dissabores”.
Como sentiu os atletas esta semana? “Nós tivemos uma primeira fase em que fomos superiores aos adversários. Fizemos 10 jogos e ganhamos todos com uma média de mais de 60 pontos de diferença e, na minha opinião, podiam criar expetativas. Mas no primeiro jogo com uma equipa da Série A, o Maria da Fonte, a equipa esteve muito bem. Vencemos o primeiro jogo em casa, mas a forma como eles encararam o jogo de domingo, como se não tivessem vencido o primeiro, mostra bem a vontade e o valor deste grupo”, começou por explicar Vítor Braga, que adiantou que “tudo isto dá-nos bastante confiança para esta Fase Final e para encarar qualquer jogo. Claro que eles estão entusiasmadíssimos, não é todos os dias que se vai a uma Fase Final”.
O facto de jogarem em ‘casa’ é um fator de motivação ou de maior responsabilidade? “Jogar em nossa casa é sempre positivo. Ainda mais agora em que temos os pais a apoiar de forma incondicional a equipa. Eles estiveram sempre lá, mas por alguma razão não se faziam sentir, não faziam barulho. Nos últimos dois jogos foi diferente, mostraram bem alto o seu apoio e perceberam que estavam a ajudar a equipa. O apoio, o incentivo, empolga mais a equipa”.
O FamaBasket inicia a sua participação na Fase Final frente ao grande favorito, o SC Braga, num jogo que está marcado para as 20 horas.