O ciclista de Viana do Castelo Iúri Leitão sagrou-se, esta tarde, Vice-Campeão do Mundo de Eliminação no Campeonato do Mundo que se realizou em Roubaix, França.
Iúri Leitão, que já ontem tinha estado na disputa pelo pódio em Omnium, voltou a estar em grande evidência na última prova do mundial e bateu-se com o italiano Elia Viviani pelo título de Campeão do Mundo.
O italiano, mais experiente, foi mais forte na reta final e ficou com o ouro, enquanto Iúri Leitão conquistou a medalha de prata.
JOÃO MATIAS EM SEXTO
João Matias, ciclista de Barcelos, também esteve hoje em prova e conquistou o sexto lugar na prova de Madison, onde alinhou com Rui Oliveira.
A dupla, que tinha como objetivo ficar entre as 12 melhores Seleções, como referiu o selecionador nacional, conquistou o sexto lugar.
Também hoje alinhou Maria Martins, que fez sexto lugar na Corrida por Pontos.
Gabriel Mendes, selecionador nacional de Pista, referiu, em declarações ao site da FPC, que o desempenho nacional foi um sucesso: “no Madison tínhamos como objetivo ficar nos 12 primeiros e conseguimos a sexta posição, numa corrida muito exigente. A Maria fez uma boa Corrida por Pontos e o Iúri fechou de forma de exemplar esta participação no Campeonato do Mundo, sabendo gerir bem o esforço, depois do Omnium de ontem, para conseguir chegar ao pódio”.
“Cumprimos todos os objetivos a que nos tínhamos proposto. Fizemos um Campeonato do Mundo de excelência e hoje fechámos com a medalha, que foi um prémio para toda a equipa e staff. Estamos orgulhosos do desempenho e dos resultados que obtivemos”, afirmou o selecionador nacional.