Iúri Leitão ficou hoje às portas do pódio na prova de Omnium do Campeonato do Mundo de Pista, que decorre em Roubaix, França.
O ciclista de Viana do Castelo esteve na discussão do concurso desde a primeira corrida, tendo feito quarto lugar no Scratch, segundo na Corrida por Tempo, venceu quatro sprints e arrecadou os 20 pontos da dobragem. Seguiu-se a segunda parte do concurso e Iúri Leitão, então a ocupar a segunda posição, com 72 pontos, fez oitavo lugar na Eliminação. À entrada para a última na terceira posição e aí se manteve até ao sprint final, altura em que o italiano Elia Viviani atacou e retirou a medalha de bronze ao ciclista minhoto.
Iúri Leitão terminou a prova na quarta posição, com 117 pontos, e obteve o melhor resultado até ao momento da Seleção Nacional.
Gabriel Mendes, selecionador nacionais de Pista, salientou, em declarações ao site da FPC, o desempenho e o resultado do ciclista de Viana do Castelo: “o Iúri fez um concurso de Omnium muito bom. Competiu com corredores de nível elevadíssimo e mostrou estar ao nível deles. É claro que tem aspetos a melhorar, mas esteve na luta pelo pódio até ao último sprint e estou extremamente satisfeito com o que ele fez. O Iúri mostrou o seu valor e temos de estar orgulhosos pela prova que fizemos”.
JOÃO MATIAS COMPETE EM MADISON
João Matias, ciclista de Barcelos que na sexta-feira bateu um novo recorde pessoal na Perseguição Individual, volta à pista este domingo para participar na prova de Madison, em que faz equipa com Rui Oliveira.
A prova inicia-se às 13.47 horas e os dois ciclistas lusos vão tentar conquistar um bom resultado. Iúri Leitão participa, por sua vez, na prova de Eliminação, que vai para a pista às 15.39h.