“O meu maior objetivo é, sem dúvida, ver a bandeira a ser hasteada e ouvir o Hino Nacional”, disse Tomás Sousa, canoísta do Clube Náutico de Ponte de Lima que esta quinta-feira se estreia no Campeonato do Mundo de Maratonas, prova que decorre até domingo em Pitesti, na Roménia.
Tomás Sousa é dos primeiros canoístas portugueses a entrar em ação na Roménia: vai para a água às 12.35h para competir em C1 Júnior naquela que é a sua segunda competição internacional… “esta é a minha estreia num Campeonato do Mundo e vai ser a minha segunda experiência internacional, a primeira foi o Europeu de Maratona que decorreu em Moscovo”.
Na estreia Tomás Sousa conquistou a medalha de bronze… “esse resultado deixa-me mais confiante das minhas capacidades, apesar do nível do Mundial ser superior ao do Europeu”.
“VAI SER UMA PROVA ÁRDUA…SINTO-ME PREPARADO E CONFIANTE”
Como estás a encarar esta prova? “Vai ser uma prova árdua e concorrida, mas sinto-me preparado e confiante de que vou ter uma boa prestação”, disse o canoísta limiano, que considera que “a preparação correu muito bem” e adiantou: “foram semanas de treino intenso e dedicação para alcançar um bom resultado neste Mundial”.
O canoísta de Ponte de Lima já se encontra há uns dias na Roménia e confessa que gosta do local da prova… “já treinei no local onde vai decorrer a prova. As águas são, praticamente, paradas, o que é bom, é um local agradável”.
“SEM PRESSÕES, NEM NERVOSISMO”
A poucas horas da entrada no seu primeiro Campeonato do Mundo, Tomás Sousa garante que se sente tranquilo: “estou a encarar a prova sem pressões, nem nervosismo e confiar em todo o trabalho que foi feito para esta competição”.
JOSÉ RAMALHO DISPUTA SHORT RACE
Para além de Tomás Sousa, Portugal entra em ação esta quinta-feira com José Ramalho, canoísta do CN Prado, que vai participar nas eliminatórias de K1 da Maratona Curta (Short Race), que se realiza às 10.15h. A final está marcada para as 15.30 horas.