O FC Vizela está a formar a equipa Sénior feminina, que vai participar no Campeonato Nacional da II Divisão de Basquetebol.
O grande objetivo do FC Vizela “é dar continuidade à Formação do clube”, ao mesmo tempo que passa a mensagem aos jovens atletas que o clube “tem um projeto desportivo para eles”, como garantiu Diogo Batista, um dos responsáveis pela secção de Basquetebol.
Diogo Batista lembra que “nós nunca fomos muito conservadores, fomos sempre arriscando e temos conseguido levar o projeto em diante. Agora decidimos avançar com a equipa Sénior feminina. Temos miúdas com muita qualidade e que precisam desta oportunidade para evoluírem”.
O FC Vizela não tem, neste momento, atletas formadas no clube com idade de Seniores: “vamos chamar algumas miúdas dos escalões mais novos, atletas que vão evoluir se jogarem no escalão Sénior”. A par disso: “vamos chamar algumas miúdas já Seniores de fora para reforçar a equipa. Será uma mescla de atletas jovens e outras mais experientes, sendo que o objetivo é dar jogos às atletas da nossa Formação”.
Para Diogo Batista a criação da equipa Sénior é também uma forma de cativar mais atletas para o projeto do Basquetebol no FC Vizela. “A criação da equipa Sénior serve também para cativar mais atletas e mostrar aos que já cá estão que o projeto tem continuidade. Uma equipa Sénior serve de motivação e tem um impacto diferente quer na captação, quer na divulgação da modalidade. Este ano vamos avançar com a equipa feminina, mas a nossa ideia é criar em breve uma equipa masculina”.
O FC Vizela já conta com alguns nomes para a equipa, mas Diogo Batista salienta que “o plantel ainda não está fechado. Primeiro vamos dar prioridade às nossas miúdas, mas já estabelecemos contactos com algumas jogadoras para formar o grupo”.
Maioritariamente as atletas que vão reforçar o Vizela serão ex-atletas que passaram pelo Vitória SC e CPN, que estavam, nesta altura, fora do ativo.
Quanto a objetivos, Diogo Batista, que assume aqui também o papel de treinador principal da equipa Sénior, salientou que “a ideia inicial passa por jogar e sermos competitivos jogo a jogo”, mas “penso que estamos a construir podemos ganhar alguns jogos. No entanto, esse não é o nosso fator mais importante para nós nesta fase”.
Diogo Batista conta já com três certezas no plantel: as irmãs Bárbara e Francisca Lopes e ainda Ana Silva.