A Associação Clube Moto Galos de Barcelos esteve em destaque na prova de abertura da Copa Ibérica 2021 e segunda ronda do Campeonato Nacional de Aquabike, que se realizou, no fim de semana, na Cova do Vapor, na Trafaria, e inseridos no Grande Prémio de Almada.
Os nove pilotos do conjunto de Barcelos – Martim Brito, Manuel Leite, Diogo Barbosa, Matteo Valente, Joana Graça, Miguel Martins, Lino Araújo, André Correia e Frederico Duarte – disputaram diversas classes e alcançaram vários pódios, deixando tudo em aberto para a derradeira jornada espanhola, a realizar em Jerez de la Frontera, na província de Cádiz, de 17 a 19 de setembro.
Martim Brito venceu em Ski Júnior GP3.2 e fez terceiro lugar em Ski Júnior GP3.3. Já Manuel Leite ficou em segundo lugar em Ski Júnior GP3.3, tal como Diogo Barbosa, em Ski Seniores GP3.
Nesta categoria, Manuel Leite obteve ainda a quarta posição e Matteo Valente foi sexto. A vitória pertenceu ao furacão açoriano Gonçalo Rodrigues, que triunfou também em Ski GP1 e Ski GP2, onde a ribatejana Joana Graça foi segunda e terceira classificada, respetivamente. Matteo Valente foi ainda segundo em Ski GP2.
Na vertente das motas de água, Miguel Martins foi terceiro em Endurance GP1 e segundo em Endurance Veteranos, performances que promete melhorar em Espanha – no conforto da “água doce” – para revalidação dos títulos ibéricos, conquistados em 2019 e 2020.
Lino Araújo foi terceiro na classe rainha Runabout GP1, e André Correia terminou no sexto lugar em Endurance GP1. Frederico Duarte também esteve presente, mas não pontuou devido a problemas mecânicos.