“Estou muito feliz por poder fazer esta prova” foi assim que Iúri Leitão, ciclista de Viana do Castelo que alinha Tavfer-Measindot-Mortágua, começou por abordar a Volta a Portugal em bicicleta, que se inicia já na quarta-feira com um prólogo de 5,4 quilómetros que se realiza em Lisboa.
Iúri Leitão garante que “estou a Volta a Portugal com bastante naturalidade. Parto com alguma expectativa por ser a minha estreia, mas tranquilo”.
Sentes-te preparado para a estreia? “Sim, tal como em todas as outras provas do ano. Por mais que seja uma prova com mais mediatismo estou a encará-la da mesma forma que todas as outras”, disse Iúri Leitão.
“O MAIS IMPORTANTE SERÁ GERIR AS ENERGIAS E TENTAR RECUPERAR O MELHOR POSSÍVEL”
É também uma prova com mais dias, sujeita a mais desgaste e pressão… “penso que o ponto mais importante será gerir as energias e tentar recuperar o melhor possível de dia para dia”.
Quanto ao percurso, o ciclista vianense salientou que “já vi todo o percurso, mas não vou fazer prognósticos. Vou levar a Volta dia a dia e encarar um dia de cada vez…”.
“VAI SER MUITO BOM PARTIR DE CASA”
No entanto, Iúri Leitão confessa que há etapa especial… “vai ser muito bom partir de casa, perto das pessoas que eu gosto. Claro que será uma etapa especial, pois sente-se sempre um apoio especial das gentes de Viana do Castelo”.
No seu regresso à Tavfer-Measindot-Mortágua, o ciclista vianense tem obtido resultados de destaque e considera que “os bons resultados são sempre motivadores”, mas “por outro lado retira-me algum “peso”, acabo por partir com menos pressão e mais à vontade”.