O GDN Famalicão e o Vitória SC terminam em grande o Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos – Open de Portugal, que se realizou no gim de semana no Complexo de Piscinas do Jamor.
O conjunto famalicense concluiu na segunda posição a classificação da Estatísticas de Medalhas de Juvenis com três medalhas de ouro, três de prata e três de bronze, sendo ainda a segunda equipa com mais medalhas conquistas, nove, menos duas que o Náutico Marinha Grande.
PEDRO FAIA: “CAMPEONATOS NACIONAIS EXCECIONAIS”
“Os Campeonatos Nacionais foram excecionais, premiando todo o trabalho realizado num ano de pandemia, onde nos tivemos de readaptar constantemente. Os atletas estão de parabéns pelo compromisso demonstrado e pela capacidade de superação”, disse Pedro Faia, coordenador técnico do GDN Famalicão, a propósito da prestação da sua equipa no Jamor.
Pedro Faia salientou que “os Campeonatos foram o culminar de mais uma época muito difícil, mas muito gratificante pelos títulos nacionais, recordes nacionais, pódios e recordes do clube”.
“Estou muito orgulhoso de todos os meus nadadores e do seu investimento na natação. Com eles tudo se torna mais fácil. Um agradecimento aos encarregados de educação que acreditaram e nos ajudaram diariamente a conquistar estes sucessos. Desejo que desfrutem das merecidas férias e venha a próxima”.
VITÓRIA SC DOMINA ABSOLUTOS
O Vitória SC impôs na categoria de Absolutos, conquistando o primeiro lugar na Estatísticas de Medalhas ao somar cinco ouros e duas pratas.
O conjunto treinado por Rui Costa venceu ainda o Open, com cinco medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.
A ED Viana sai do Jamor com o sexto lugar na Estatísticas de Medalhas, com três ouros e uma prata, sendo quinto classificado no Open (3+1).
O SC Braga, que se apresentou desfalcado das duas referências (que estavam nos Jogos Olímpicos) fez 17.º lugar em Absolutos, conquistando três medalhas, por intermédio de Rafael Simões, e arrecadou duas medalhas em Juvenis.
JOÃO NOGUEIRA COSTA CAMPEÃO NOS 200M COSTAS E 100M MARIPOSA
Em termos individuais o destaque do último dia de provas vai para João Nogueira Costa, do Vitória SC, que conquistou dois títulos de Campeão Nacional, nos 200m Costa e 100m Mariposa.
De realçar ainda as prestações de Afonso Silva (Famalicão), que se sagrou Campeão Nacional de 400m Estilos em Juvenis; Ana Rodrigues (ED Viana) Campeã Nacional dos 50m Bruços em Absolutos; e Tomás Lopes (Vitória SC) Campeão dos 100m Livres Absolutos.
Rafael Simões e João Carvalho, do SC Braga, também subiram ao pódio ao serem terceiros em 50m Bruços Absoluto e 200m Costas Juvenis, respetivamente.
RESULTADOS
400m Estilos
Juvenis: 1.º Afonso Silva (Famalicão)
50m Bruços
Absolutos: 3.º Rafael Simões (SC Braga)
Open: 3.º Rafael Simões (SC Braga)
Absolutos Femininos: 1.º Ana Rodrigues (ED Viana)
Open: 1.º Ana Rodrigues (ED Viana)
100m Livres:
Absolutos: 1.º Tomás Lopes (Vitória SC)
Open: 1.º Tomás Lopes (Vitória SC)
200m Costas
Juvenis: 3.º João Carvalho (SC Braga)
Absolutos: 1.º João Nogueira Costa (Vitória SC)
Open: 1.º João Nogueira Costa (Vitória SC)
100m Mariposa
Absolutos: 1.º João Nogueira Costa (Vitória SC)
Open: 1.º João Nogueira Costa (Vitória SC)