Iúri Leitão, ciclista de Viana do Castelo que alinha na Tavfer-Measindot-Mortágua, conquistou hoje, ao serviço da Seleção Nacional, a medalha de prata no concurso de Omnium na Taça das Nações de Pista, que se realizou em São Petersburgo, Rússia.
Numa disciplina sempre muito competitiva, entrou forte e ganhou as corridas de Scratch e Tempo, as primeiras do concurso de Omnium. Seguiu-se o terceiro lugar em Eliminação, o que não o impediu de chegar à Corrida por Pontos no topo da classificação geral.
A última corrida foi disputada com grande intensidade e o bielorrusso Yauheni Karaliok acabou por levar a melhor. Somou 75 pontos conquistados na Corrida por Pontos e ascendeu à primeira posição com um total de 177 pontos. Iúri Leitão defendeu-se bem, ganhou duas voltas ao pelotão e pontuou em quatro sprints. Terminou o concurso na segunda posição, com 166 pontos. Claudio Imhof fechou o pódio, com 144 pontos.
De referir que Portugal termina a ronda russa da Taça das Nações com quatro pódios. Maria Martins venceu as disciplinas de Omnium e Eliminação, João Matias e Iúri Leitão ficaram com a medalha de prata em Madison. Iúri Leitão conquista a prata no Omnium.
Foto: FPC