Luís Saraiva, do SC Braga, foi o grande vencedor da 82.ª edição dos Campeonatos de Portugal de Maratona, que se realizou esta manhã em Palmela.
O atleta do Sporting Clube de Braga, com uma corrida praticamente solitária, terminou a sua estreia na maratona com a marca de 2:18.08, o melhor registo português nos nacionais de maratona desde que Rui Pedro Silva estabeleceu o recorde dos campeonatos no Porto, em 2013.
Em declarações ao site da FPA, Luís Saraiva referiu que “foi uma estreia, serviu para sentir como é a maratona, mas trabalhei para um resultado dentro de marca de qualificação. Fiquei muito cedo sozinho e não deu. Fica a experiência com a convicção de noutra prova, com melhor percurso e mais companhia, fazer melhor”.
MANUEL FERNANDES (VITÓRIA SC) COM MÍNIMOS PARA OS PARALÍMPICOS
Manuel Mendes, do Vitória SC, concluiu o Campeonato de Portugal de Maratona, na quinta posição da geral, mas venceu em Master50, sagrando-se Campeão Nacional de Maratona T46.
O atleta do Vitória SC fez o tempo de 2:42:53h e confirmou os tempos de qualificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio.