São oitos os clubes minhotos que no fim de semana vão estar em ação na primeira prova do ano de Canoagem: a Taça de Portugal de Velocidade, que se realiza no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.
Para além da disputa dos pódios, a Taça de Portugal de Regatas em Linha tem acoplada a seletiva para ingresso nas equipas nacionais de velocidade para os escalões de Seniores, Sub-23, Juniores, Cadetes e Paracanoagem, dando assim um maior enfase à luta dos canoístas.
O CN Ponte de Lima é o clube do Minho que mais atletas leva a esta prova, 57, tendo nas suas fileiras vários canoístas com possibilidades de subir ao pódio e conquistar o título.
O CN Prado apresenta-se com uma comitiva de 50 atletas e muitos candidatos aos primeiros lugares e à Seleção Nacional.
Também o Gemeses se perfila como um dos grandes favoritos na corrida pelos lugares do pódio. Nesta prova a equipa de Esposende leva uma comitiva de 30 atletas.
A DKC Viana leva este ano um grupo alargado de canoístas, 25, sendo a maior comitiva de sempre do clube na Taça de Portugal de Velocidade.
O CN Fão apresenta-se com um grupo de 15 atletas e o vizinho Rio Neiva-ADA leva canoístas, tal como Viana GC, que tem dois atletas com aspirações a um lugar na Seleção Nacional: Sérgio Maciel e Tiago Maciel. O CF Merelim apresenta-se com Hélder Silva, que vai participar nas provas de C1.
De salientar ainda a presenças dos canoístas minhotos Fernando Pimenta e João Ribeiro (Benfica), Emanuel Silva e Artur Pereira (KCCArade), Joana Vasconcelos (FPC) e Teresa Portela (Benfica)