“A resposta tem sido muito positiva” disse Luís Cameira, treinador do SC Braga que acompanha José Paulo Lopes e Tamila Holub no estágio de altitude da Seleção Nacional, que decorre na Serra Nevada, em Espanha.
O estágio da Seleção Nacional iniciou-se na segunda-feira e decorre até ao dia 11 para os dois nadadores do SC Braga. Diana Durães, nadadora fafense que representa o Benfica, segue para estágio no dia 11e até ao dia 24.
Luís Cameira salientou que os primeiros cinco treinos “foram de adaptação à altitude. São 2320 metros de altitude, aqui o ar é muito rarefeito e custa muito a respirar sem fazer exercício, agora imaginem com o exercício. Portanto, os exercícios não podem ser muito intensos”.
Depois dos primeiros dias e da primeira folga, quinta-feira à tarde, Tamila Holub e José Paulo Lopes têm feito treinos bi-diários e “a resposta tem sido muito positiva e estão preparados e motivados para continuar a trabalhar nos próximos dias”.
“Temos a felicidade de estar a fazer alguns treinos em conjunto com a Seleção espanhola, que também está aqui a estagiar, nomeadamente, com quatro nadadores que estão já apurados para os Jogos Olímpicos, o que nos tem feito crescer imenso” disse Luís Cameira, que salientou que “a troca de experiências e de conhecimentos também tem abrangido os treinadores e tenho tirado muito proveito disso”.
De salientar, que para Tamila Holub este é já o segundo estágio de altitude esta época, enquanto que José Paulo Lopes, que estagiou em Vila Real de Santo António em fevereiro, se estreia, este ano, em altitude.