Beatriz Lamas (CN Ponte Lima) e Inês Penetra (Gemeses) não conseguiram hoje o apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio, durante a fase de Qualificação Europeia, que decorreu em Szeged, na Hungria.
A dupla minhota, bastante jovem ainda e que aponta para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, tentou o tudo por tudo dentro de água, mas acabou na oitava posição na prova de C2 500m, com o tempo de 2.19,56 minutos. Os dois lugares para Tóquio foram alcançados pelas moldavas Daniela Cociu/Maria Olarasu (1.º lugar/2.04,93 minutos) e pelas russas Kseniia Kurach/Anna Kniazeva (2.º posto/2.05,88 minutos).
Também a canoísta de Amares Joana Vasconcelos viu o sonho adiado ao concluir a final de K1 500m na terceira posição, com o tempo de 1.56,90 minutos, a apenas 74 centésimos de segundo da espanhola Isabel Contreras, que venceu a regata e garantiu a vaga olímpica, a exemplo da croata Anamaria Govorcinovic, segunda classificada, com o tempo de 1.56,70 minutos.
Joana Vasconcelos tem ainda uma nova hipótese de carimbar o passaporte para Tóquio, pois na próxima semana participa na II Taça do Mundo de Velocidade de 2021, que se realiza em Barnau, na Rússia, e serve ainda de apuramento, agora mundial, para os JO. Apenas os vencedores de K1 seguem para o Japão.
