A Câmara Municipal de Viana do Castelo decidiu atribuir um apoio à Darque KC, minimizando assim os prejuízos da suspensão temporária da náutica das escolas provocada pela pandemia.
“A pandemia trouxe receios e prejuízos ao projeto náutica das escolas, uma vez que é necessário transportar muitos alunos e os contactos sociais devem ser reduzidos, embora a prática seja feita ao ar livre” disse Américo Castro, presidente da Darque KC.
Aquele dirigente refere que “no ano letivo que atravessamos já foi feita uma primeira tentativa para retomar o projeto. Porém, e como é público, os números de contágios têm aumentado, sendo que o bom senso dita que os projetos devem ser suspensos temporariamente e esperar por uma situação mais favorável”.
A Darque KC está dotada de uma estrutura profissional de técnicos e meios especializados para este “bem sucedido e imprescindível programa para os jovens e crianças vianenses, fruto de anos de experiência, formação e de acumulação de boas práticas, com elevados índices de conhecimento”.
Estrutura que é suportada por protocolos anuais para que os milhares de alunos tenham acesso às atividades náuticas nos quatro centros náuticos existentes.
“A náutica nas escolas na modalidade de canoagem é assegurada pela Darque KC, clube que participou conjuntamente com a autarquia na elaboração do projeto e é parte ativa. Com a atual suspensão temporária da náutica nas escolas, e com a estrutura a necessitar de ser mantida para segurar e manter quadros e condições materiais para a retoma logo que possível, era necessário apoiar a Darque KC para a compensar dos prejuízos que advém dessa suspensão”, disse Américo Castro.
Por isso considera que “em boa hora o Município de Viana do Castelo fez um protocolo com a Darque KC, no sentido de conceder um apoio mensal de forma minimizar os prejuízos”.
O clube de Darque fique assim em condições para, logo que a suspensão termine, possa retomar a atividade “e dar brilho a esse projeto tão útil e imprescindível para os jovens e crianças que frequentam a escolaridade por terras de Viana”.
Américo Castro referiu que “com a atual situação de confinamento todos os técnicos da Darque KC passam a ter trabalho redobrado, em teletrabalho, planificando individualmente os treinos para cada atleta”.