BASQUETEBOL

Diogo Martins no FIBA Eurocup Women

Diogo Martins, árbitro da Associação de Basquetebol de Braga, foi nomeado pela FIBA para a jornada concentrada da FIBA Eurocup Women 2020/2021 (Grupo H), que se realiza entre o dia 17 e 23 em Valência, Espanha.

A jornada, que vai disputar-se em formato ‘bolha’, conta com a participação do Valencia Basket Club (Espanha), Saint-Armand Hainaut Basket (França), Castores Braine (Bélgica) e Basket Gema SKW (Bélgica). Diogo Martins conta, nesta jornada em Valência, com a companhia dos também portugueses Sónia Teixeira (árbitra) e Bruno Casinha (comissário).

Diogo Martins ficou satisfeito com a nomeação para a fase de grupos do Eurocup, que lhe pode abrir portas para a renovação da licença de árbitro internacional para o biénio 2021/23.

 

“É SEMPRE IMPORTANTE RECEBER NOMEAÇÕES DESTE GÉNERO”

 

“Recebi a nomeação um pouco de forma inesperada, não estava a contar. É uma excelente oportunidade de mostrar trabalho, evolução, empenho e alguma visibilidade para possíveis próximas oportunidades de nomeação. Neste contexto de pandemia, poucos jogos existiram em 2020, fruto do adiamento e suspensão de competições. Uma boa performance nesta bolha da fase de grupos, pode abrir portas a uma renovação da licença de árbitro internacional para o biénio de 2021-2023”, referiu Diogo Martins.

O árbitro bracarense salientou que “é sempre importante receber nomeações deste género. Marca o início da competição, apesar de já estarmos a meio da época desportiva, mas trata-se de uma época desportiva diferente das anteriores, porque foi reduzido o número de jogos e deslocações entre equipas”.

 

“OBJETIVO RENOVAR LICENÇA FIBA”

 

Diogo Martins tem como grande objetivo para esta época “renovar a licença FIBA para o próximo biénio 2021-2023”, por isso, estas nomeações “são sempre uma injeção de motivação. Como árbitro quero estar preparado para agarrar este tipo de oportunidades, mostrar que tenho trabalhado em prol de uma evolução. Sinto-me preparado, tenho encarado a presente época com a dedicação necessária para estar pronto quando a oportunidade chegasse. E é nestas nomeações que temos de estar à altura do desafio”.

Diogo Martins parte domingo para Valência para um fase de grupos bem diferente do habitual: “vai ser algo novo, o formato bolha é uma jornada concentrada em que estamos limitados à concentração num hotel (equipas e árbitros) e só fazemos deslocação para o pavilhão para os jogos. É feita despistagem através de teste de Covid na partida, garantindo que todos estão negativos. Não podemos ter contactos externos a pessoas presentes na bolha. Ou seja, tudo é feito com o cuidado necessário para que se evite uma possível propagação do vírus para os participantes”.

Apesar de fase de grupos se disputar de uma forma diferente do habitual, Diogo Martins acredita que “vão ser jogos competitivos, com qualidade de jogo e qualidade das equipas presentes, boa organização por parte da equipa que acolhe a bolha”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS