André Pinto, do Viana Remadores do Lima, está a preparar o regresso à competição e aos estágios da Seleção Nacional de Sub-23, que se iniciam já no próximo fim de semana.
O remador de Viana do Castelo tem mantido o plano de trabalhos e nem mesmo o frio ‘arrefece’ a vontade de continuar a evoluir…
“Com o frio é sempre um bocado mais complicado de treinar, mas não é por isso que deixam de ser feitos” começou por referir André Pinto.
Nesta altura o atleta do Viana Remadores do Lima divide os treinos ao ar livre, na água, e o trabalho específico em terra…
TREINOS DIVIDIDOS
“Temos ido para água, quando o nevoeiro e o vento deixam! E feito algum trabalho mais específico em terra porque se aproxima o Campeonato Nacional de Remo Indoor” afirmou André Pinto.
O Viana Remadores do Lima participa já no domingo no Desafio de Inverno Barcos Longos, que se realiza em Coimbra, e André Pinto deve participar na regata de 4x Absolutos Masculinos, em que terá como colegas André Gonçalves, Roberto Rodrigues e Hugo Pinto.
“Penso que devo participar. Temos um estágio que coincide com a data da prova e ainda tenho de confirmar a situação, mas se tudo correr bem sim, caro que vou participar!”, disse o remador vianense.
ANDRÉ PINTO CONVOCADO PARA O ESTÁGIO DA SELEÇÃO NACIONAL
André Pinto está convocado, assim como o seu colega de clube André Gonçalves, para participar no primeiro estágio do ano da Seleção Nacional de Remo, que se realiza entre os dias 11 e 16 de janeiro em Montemor-o-Velho.
Quanto a objetivos para o novo ano, André Pinto salientou que “passam todos os anos pelo mesmo, melhorar sempre o máximo possível e testar o quanto melhorei em todas as provas que houver nacional e internacionalmente… Acima de tudo pensar a longo prazo e no que pode ser feito”.
Olhando para o ano de 2020, o remador de Viana do Castelo considera que “foi um ano de muitos altos e baixos tanto em termos escolares como desportivos. Acho que isso faz falta e que faz tudo parte de um momento enorme de aprendizagem”.
Apesar de ter sido um ano atípico, quase sem provas, André Pinto teve a oportunidade de representar Portugal no Europeu de Sub-23: “foi um momento que me marcou muito. É um ambiente diferente do normal e com uma competição muita alta, que, sem dúvida, vão ficar marcados para sempre”.
JOGOS OLÍMPICOS: SONHO E OBJETIVO
A presença em mais um Campeonato da Europa, permite a André Pinto sonhar em chegar um dia aos Jogos Olímpicos… “Os Jogos Olímpicos são um objetivo e um sonho, penso que se não for assim não será possível lá chegar. Faz falta sonhar e trabalhar para fazer disso um objetivo concreto, mas ao longo do caminho tenho de colocar uns patamares menores para chegar lá sempre melhor e mais motivado”.
Para tentar chegar aos Jogos Olímpicos, André Pinto tem um primeiro plano de três anos: “espero poder garantir a presença nos Jogos Olímpicos que se realizam dentro de três, mas também sei que tenho um longo caminho para percorrer. Vou trabalhar nesse sentido, isso é certo”.
REMO E ESTUDOS
André Pinto divide o a sua paixão pelo Remo com os estudos. Está no segundo ano de Ciências da Nutrição, no Porto.
Conciliar as duas coisas nem sempre é fácil, até porque André Pinto faz parte do Viana Remadores do Lima, uma das melhores equipas nacionais de Remo, e é chamado frequentemente aos estágios da Seleção Nacional.
“Vou conciliando mais ou menos as duas coisas. É mais uma questão de regrar as coisas e organizar o tempo”, disse o atleta do VRL, que adiantou que “organizar o tempo nem sempre é fácil, principalmente, com as mudanças de horário e exames e estágios tudo misturado”.
André Pinto perdeu, entretanto, o estatuto de atleta de alta competição, uma vez que não houve competições universitárias devido à pandemia, mas salienta que “apesar de tudo tenta-se conciliar a forma de fazer os exames noutras alturas…quando não dá, tenho de interromper o estágio para ir ao Porto fazer o exame”.
Apesar de considerar o curso “mais difícil do que estava à espera”, André Pinto refere que “é um curso que estou a gostar”.
O remador de Viana do Castelo tem conseguido realizar alguns treinos em Viana do Castelo e na água, uma vez que “a minha universidade está a fazer semana online, semana presencial, então fico uma semana no Porto a treinar mais na máquina, bicicleta e ginásio e outra em Viana do Castelo, onde aproveito para treinar ginásio e mais água!”.