NATAÇÃO

Luís Cameira: “nadadores ultrapassaram as melhores expetativas”

O SC Braga esteve em grande destaque no Torneio Zonal de Juvenis Zona Norte, que se realizou no fim de semana nas Piscinas Municipais da Mealhada. A equipa bracarense conquistou um total de 18 medalhas, arrecadou oito títulos de Campeão Zonal e venceu por equipas a Estatística de Medalhas.

Luís Cameira, coordenador técnico do SC Braga, saiu da Mealhada bastante satisfeito e confessou: “os nadadores ultrapassaram as melhores expetativas que tínhamos para a prova”.

DE INCÓGNITA À VITÓRIA

O técnico bracarense lembrou que “esta prova era uma incógnita para nós. Devido à situação que estamos a viver treinamos muito menos, menos horas na água, com muitas restrições. Somos obrigados a treinar sem pista, o que cria logo outras dificuldades, porque a ondulação é diferente. Tudo isto prejudica os atletas em termos técnicos. Tinha uma certa esperança que as coisas corressem bem, mas ultrapassaram todas as expetativas”.

Luís Cameira salientou que “o que mais temos a salientar são os recordes pessoais. Só se pode alcançar pódios, títulos e melhores performances melhorando os tempos e nesse aspeto foi fantástico. Em 55 provas em que participamos 48 melhoraram os seus tempos, é uma percentagem altíssima. A partir daí tudo ficou mais fácil. Foram aparecendo as medalhas, os títulos, as melhores performances. No sector masculino os dois primeiros classificados na melhor performance são nossos e nos femininos a primeira é do SC Braga. Fomos a equipa mais medalhada, 18, e oito títulos. Foi, realmente, fantástico”.

“ESTOU MUITO ORGULHOSO DOS MEUS NADADORES”

O treinador do SC Braga salientou que estes resultados têm ainda mais significado porque “estes miúdos já não competiam a este nível há cerca de nove meses. Tivemos uma pequena participação no Torneio de Abertura da ANMinho, mas este torneio tinha já outro nível. Marcaram presença mais de 200 nadadores e 40 clubes, portanto, estou muito orgulho dos meus nadadores”.

Ainda mais porque “olhando para as marcas uma boa parte deles melhorou os tempos em 10, 15, 20s, o que é fantástico, mesmo nestes escalões mais jovens como são os Juvenis. Para além dos pódios também tenho de salientar os restantes resultados. O SC Braga em quase todas as provas que participou conseguiu ter nadadores no top5”.

No fim de semana realizou-se ainda o Torneio Zonal de Juvenis Zona Sul e comparando os resultados, Luís Cameira salientou que “verificamos que os nossos resultados davam vitórias nacionais, pódios nacionais e que os nadadores que ficaram no quarto e quinto lugar terminavam no top10. Ou seja, conquistamos resultados em termos absolutos. Foram bastante bons”.

CONFIANÇA PARA O CAMPEONATO DA PRIMAVERA

Com estes resultados, o SC Braga reforçou ainda a presença no Campeonato Nacional prevista para março…

“Alguns nadadores já tinham os mínimos e reforçaram, outros conseguiram aqui os mínimos para o Campeonato Nacional, que se realiza em finais de março. Depois destes resultados partimos com ambição redobrada para o Campeonato da Primavera”.

A participação neste Torneio Zonal de Juvenis e os resultados obtidos permitiram ainda transmitir confiança ao grupo… “andavam todos um pouco desconfiados devido ao tempo incerto que vivemos, mas saíram daqui cheios de vontade” e recordou: “hoje dei-lhes folga. Foi um fim de semana intenso, mas todos eles queriam ir treinar. Vieram cheios de motivação. Até porque boa parte deles já esteve em quarentena, estiveram longe da piscina por 15 dias outros um mês e agora querem continuar a trabalhar para melhorarem ainda mais”.

Fotos: FPN

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS