Os Campeonatos Nacionais de Natação estão adiados. A direção da Federação Portuguesa de Natação decidiu adiar os Campeonatos Nacionais da 1.ª, 2.ª e 3.ª Divisão, que deveriam realiza-se nos meses de novembro e dezembro.
Na base da decisão da direção da FPN está a diferença das condições de preparação dos vários clubes, o que pode pôr em causa a verdade desportiva.
“Esta deliberação surge da ausência de equidade na preparação dos clubes envolvidos, o que poderá pôr em causa a verdade desportiva na atribuição de títulos, subidas ou descidas de divisões, não descorando todos os custos associados à participação de alguns clubes que já se deparam com graves dificuldades financeiras”.
Entretanto, a FPN “está a analisar soluções para fazer face ao calendário competitivo da época 2020/2021 e que vá ao encontro da estratégia desportiva para os próximos quatro anos”. Assim, “a Federação vai propor novas datas para a realização das competições, bem como a criação de competição até ao final do ano para a participação dos nadadores com objetivos métricos”.
LUÍS CAMEIRA COMPREENDE DECISÃO DA FPN
Luís Cameira, coordenador técnico do SC Braga, mostrou-se compreensivo com o adiamento dos Campeonatos Nacionais.
“Ninguém gosta de adiamentos, ainda mais quando se tem a equipa toda preparada” começou por afirmar o técnico do SC Braga, que acrescentou: “tenho de ser realista e coerente. Temos de perceber que a situação não está fácil e vimos que ainda esta semana cancelaram todas as provas não profissionais. Imagine o que é preparar tudo, criar expetativas nos atletas, fazer os investimentos e depois, uns dias antes das competições, ser todo cancelado. Temos de nos antecipar um pouco a essas situações”.
Depois “tenho de ser coerente. Felizmente o SC Braga está a trabalhar, com limitações, mas estamos a treinar. Há alguns clubes que ainda não estão a treinar ou começaram há muito pouco tempo. Não seria justo disputar um Campeonato Nacional, onde estão em questão subidas e descidas e títulos, com esta diferença de preparação”, referiu Luís Cameira, que adiantou: “ninguém gosta de ver um adiamento, mas concordo que era a única decisão que a FPN podia tomar”, disse Luís Cameira,
Agendados continuam, para já, os Zonais de Juniores e Seniores, marcados para meados de novembro, e os Zonais de Juvenis, que se devem realizar em Braga em dezembro…