O CB Viana B e FamaBasket defrontam-se sábado, pelas 21.30 horas, na jornada inaugural do Campeonato Nacional da II Divisão Masculina de Basquetebol.
O jogo opõe duas equipas ainda em formação: o CB Viana apresenta uma equipa B composta, maioritariamente, por atletas de Sub-18, enquanto o FamaBasket vai para o seu segundo ano de existência e procura ainda a melhor equipa.
Jorge Resende, treinador da equipa vianense, garante que “a equipa B não tem objetivos em termos de resultados” e explica que “o objetivo com a criação da equipa foi proporcionar competição aos Sub-18, à equipa A e B e ainda a alguns seniores, que não têm tanta competição”.
Com cerca de 35 Juniores e sem perspetiva de competição para a Formação, o CB Viana decidiu avançar com a equipa B “e os atletas ficaram satisfeitos com a decisão e a possibilidade de poderem competir. Não vai ser fácil, vai-nos exigir uma grande logística, até porque temos três grupos etários, mas vamos encontrar uma forma capaz de fazer aqui uma equipa competitiva”.
ANTONIO SANTOS: “EQUIPA ESTÁ NUM PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO”
“Ainda não estamos no nosso melhor. A equipa está numa fase de consolidar processos”, disse António Santos, treinador do FamaBasket, que adiantou que “por isso, não vamos a Viana do Castelo com grandes expetativas”.
“Digamos que a nossa expetativa é que eles se conheçam melhor e num contexto de jogo oficial. Que eles percebam o que lhes falta e o que têm ainda de fazer para se tornarem num grupo mais consistente”.
António Santos garante que “este é o segundo ano da equipa. O ano passado venceram um jogo, este ano vamos tentar melhorar. Mas nós traçamos uma série de objetivos, que são alcançáveis, e são para além dos resultados desportivos. Há coisas que são muito importantes para a equipa e essas temos de as trabalhar e alcançar”.
Para este primeiro jogo “o importante é eles sentirem a competição e não darem valor ao resultado. Não queremos que se sintam frustrados seja qual for o resultado”.
De resto, o FamaBasket, que conta com um grupo alargado de atletas que têm aparecido para treinar, apresenta-se em Viana do Castelo “com a equipa possível. Ainda não estamos no nosso melhor. Penso que dentro de algumas semanas podemos estar muito melhores”.