CICLISMO

José Adriano Lima: “estamos muito satisfeitos com este BTT XCO Melgaço”

“Estamos muito satisfeitos com este BTT XCO Melgaço”, foi assim que José Adriano Lima, Vice-presidente da Câmara Municipal de Melgaço, começou por abordar a prova que se realizou domingo na Pista Permanente de BTT XCO de Melgaço.

A prova internacional C1, pontuável para a Taça de Portugal de XCO e para o Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Agency, teve a participação de bastantes atletas internacionais, nomes com grande peso na vertente… “foi uma prova com um carácter internacional muito vincado. Tivemos aqui 11 países representados, aliás o pódio na categoria de Elite masculinos é completamente internacional e o vencedor é austríaco e esteve nos Jogos Olímpicos em Tóquio…”.

Afirmando que “isto é muito importante para nós”, José Adriano Lima referiu que “faz parte da estratégia que traçamos, era isto que pretendíamos, internacionalizar os nossos eventos e é isso que estamos a conseguir fazer com este XCO”.

Melgaço tem vindo a apostar, nos últimos anos, nos eventos desportivos “e no ciclismo em particular nesta parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo e Associação de Ciclismo do Minho. Temos feito várias provas de Ciclismo de Estrada e BTT, aqui nas diferentes vertentes. Nós no XCO percebemos que tínhamos condições de excelência e que foram reconhecidas por todas desde a primeira edição. Por isso, temos vindo a fazer o caminho de crescimento e queremos continuar a crescer”.

O BTT XCO de Melgaço teve, no domingo, a participação de cerca de 420 atletas, o que deixou José Adriano Lima bastante satisfeito “o número de participantes, 420 é um número simpático”, mas salientou “o facto de termos 11 nacionalidades… esse é o fator a realçar nesta edição”.

Este edição do BTT XCO foi também um bom teste para aquilo que pretendem fazer em 2025 (organização do Campeonato da Europa BTT XCO)?

“O caminho faz-se caminhando. Efetivamente, temos objetivos mais ambiciosos, que já estão assumidos com a FPC e ACM. Com esta oitava edição ficamos muito satisfeitos com a forma como tudo correu, pelo feedback dos atletas e de todos os envolvidos. Todos ficaram satisfeitos com a organização, com a pistas e as condições de excelência que temos aqui em Melgaço para receber todos”.

JOANA MONTEIRO (AXPO) SEGUNDA EM ELITES FEMININA

Em termos de resultados na prova de Elites o grande destaque vai para a famalicense Joana Monteiro, da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, que fez segundo lugar na prova feminina.

Joana Monteiro percorreu as cinco voltas ao circuito 1:33:06h, terminado atrás de Ana Santos, ciclista que alinha na equipa espanhola da X-Sauce Factory Team.

Em Elites femininos de destacar ainda o 10.º lugar de Leandra Gomes, atleta da Póvoa de Lanhoso da AXPO.

Em masculinos a vitória foi para o austríaco e olímpico Maximilian Foidl (KTM Factry MTB Team).

Maximilian Foidl e o espanhol Iván Feijoo (MMR Factiry Racing Team) cedo assumiram a corrida e andaram juntos durante cinco voltas. Na derradeira volta ao circuito, Foild acelerou e deixou o espanhol para trás. O austríaco cortou a meta ao fim de 1h23m35s de corrida, deixando Iván Feijoo a cerca de 15s. Na terceira posição ficou outro espanhol, no caso Ismael Esteban (LoGos Energía-BH).

Mário Costa, da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, foi o melhor português em prova, ao fazer quarto lugar.

PEDRO VIGÁRIO: “ESTA CORRIDA ESTÁ A GANHAR UM PESO MUITO INTERESSANTE”

Pedro Vigário, selecionador nacional de BTT, marcou presença, como já é habitual, na prova de BTT XCO de Melgaço e mostrou-se satisfeito com o que viu… “Foi acima de tudo, um grande dia de BTT”.

Pedro Vigário salientou que “esta é uma corrida que está a ganhar um peso muito interessante. Tivemos aqui uma boa participação, não só de atletas nacionais, mas também estrangeiros”.

Sobre o nível apresentado pelos ciclistas nacionais, Pedro Vigário afirmou que “dá para ver que nas categorias de base – Cadetes e Juniores – estamos no bom caminho, estamos num nível muito interessante. Estão, de facto, a fazer um bom trabalho, a subir de nível e estão cada vez melhor”.

Já a nível de Elite… “estamos um pouquinho mais afastados. Neste momento, estamos uns furos abaixo do que seria expectável”.

ANA SANTOS: “UM RESULTADO QUE ME SATISFAZ MUITO”

“É um resultado que me satisfaz muito”, disse Ana Santos, a grande vencedora da prova de Melgaço, que salientou que “é das primeiras corridas do ano, o que faz com que não tenhamos bem a noção de como estamos. Esta vitória deixa-me muito feliz”.

Ana Santos afirmou que “a organização está de parabéns por conseguirem algo tão técnico e tão exigente, quer técnica, quer fisicamente. Do meu ponto de vista esta poderia bem ser uma pista de um Campeonato da Europa ou de uma Taça do Mundo”.

MÁRIO COSTA: “NÃO ATINGO O OBJETIVO MÍNIMO, MAS TIREI ILAÇÕES POSITIVAS!

“Não atingi o objetivo mínimo para esta prova, que era o pódio, mas mesmo assim tiro ilações positivas da corrida. Agora é continuar a trabalhar”, disse Mário Costa, ciclista da AXPO, que fez quarto lugar e foi o melhor português em prova.

O ciclista de Vila do Conde conseguiu mesmo melhorar a marca que realizou o ano passado e que o levou à vitória, mas este ano a marca não lhe permitiu chegar ao pódio…  “Foi a minha primeira corrida internacional do ano. O ano passado apresentei-me nesta corrida com mais rodagem internacional. Este ano é a primeira e sabia de antemão as dificuldades que iria sentir, tendo em conta o nível dos adversários e as rodagens que já traziam”.

Fotos: Marcelo Lopes

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...