O Clube de Basquete de Viana está apostado em subir ao Campeonato Nacional da I Divisão de Basquetebol Masculino (CNB1) já em setembro. Na Poule de Subida, que se realiza nos dias 25, 26 e 27 de setembro, a equipa vianense tem como adversários o CD José Régio e o FC Gaia.
Jorge Resende, treinador do CB Viana, aponta a subida de divisão como o grande objetivo: “queremos mesmo subir. Estávamos bem encaminhados quando surgiu a pandemia e obrigou à suspensão das competições. Mantemos a mesma ideia e vamos lutar pela subida mesmo sabendo que não vai ser fácil”.
“Acreditamos que temos condições para lutar pela subida. É muito importante para nós subir à I Divisão. Foi a meta que traçamos no arranque da última temporada e temos agora este Poule para tentar concretizar”, referiu Jorge Resende, que considerou que “nós estávamos inserido numa série muito boa, mas teve de ser reformulada e apanhamos adversários, teoricamente, mais difíceis”.
“ESTOU MUITO SATISFEITO COM A ENTREGA E EMPENHO DOS ATLETAS”
No entanto, o CB Viana não se sente intimidado e mostra-se confiante para o novo desafio que se realiza já no final do mês, até porque “a equipa tem trabalhado muito bem. Estou muito satisfeito com a entrega e o empenho dos atletas. Já estamos a trabalhar desde julho e a equipa tem evoluído bastante. Esta semana demos uma maior intensidade aos treinos e estamos a marcar jogos-treinos para lhes dar mais ritmo”.
Os jogos-treinos acabam, nesta altura, por ser ainda um problema… “não tem sido fácil agendar jogos-treinos porque as Câmara Municipais ainda não deram permissão. Há ainda muitas limitações nos pavilhões. Já fizemos o pedido à CM Viana do Castelo e aguardamos uma resposta”.
EQUIPA REFORÇADA
Para a nova temporada, o CB Viana apresenta algumas novidades. Assim, reforçam a equipa João Alves ‘Jota’ (ex-BC Coura), Lomba, atleta de Viana do Castelo inscrito para a fase final do Campeonato Nacional da II Divisão, mas que acabou por não jogar devido à suspensão das provas. Também Tiago Resende ‘reforça’ a equipa depois de ter estado, praticamente, um ano sem jogar devido a uma lesão contraída no primeiro jogo da época passada. Ricardo Silva, Júnior que trabalhou com a equipa Sénior nas duas últimas temporadas e que esteve para sair, também permanece no CB Viana.
De resto, os grandes reforços do CB Viana são oriundos da equipa de Sub-18. “A base da equipa do ano passado mantem-se e depois temos um grupo de jovens dos Juniores a trabalhar com os Seniores. De resto, temos um grupo de Juniores muito forte e três deles já jogavam connosco no ano passado”.
Jorge Resende lembra que “a ideia é mesmo essa, de colocar os jovens formados no clube na equipa Sénior. Estamos a dar sentido ao trabalho que se faz na Formação”.
ADVERSÁRIOS MUITO FORTES
Quanto aos adversários, Jorge Resende referiu que “já tenho algumas informações. O José Régio tem um novo treinador, mas mantem a equipa do ano passado, é sempre uma equipa perigosa”. Quanto ao FC Gaia: “é uma equipa muito forte. O ano passado não perdeu qualquer jogo. Mantém a base, perdeu apenas um dos dois brasileiros que tinha. É uma equipa muito experiente e mais madura do que nós”.
Na Poule de Apuramento o FC Gaia até parte em vantagem: “realiza os dois jogos em casa e entre o jogo com o José Régio e nós, tem um dia de descanso. Enquanto nós fazemos os dois jogos seguidos e um é em Viana do Castelo, mas o segundo jogo é no recinto do Gaia”. Apesar disso “acreditamos que temos condições para lutar pela subida” disse o técnico do CB Viana, que acrescentou “acreditamos que vamos fazer dois bons jogos. A forma como conseguirmos gerir a ansiedade é determinante”.
Se o CB Viana assegurar a subida de divisão, este plantel dá-lhe garantias?
“Se subirmos este é o plantel que vai fazer o campeonato. Sei, por aquilo que tenho visto, que o Campeonato Nacional da I Divisão vai ser mais forte, mas é com este grupo que vamos discutir a subida e se subirmos o novo campeonato”.