
“Vou com a ambição de dar o meu melhor, de me divertir e de tentar chegar à vitória” disse João Baptista (Bike House DH Team – Guimarães) a propósito da I Taça de Portugal de Downhill (DHI), que se realiza domingo em S. Brás de Alportel e que marca a estreia, em 2020, das competições desta variante em Portugal.
Por isso, a prova de domingo está a ser aguardada com muita expetativa e alguma ansiedade pelos ciclistas que praticam DHI. João Baptista, que em 2019 foi terceiro na Taça de Portugal, parte para a prova de domingo confiante, mas realista…
“Parto para a prova de domingo com o objetivo de dar de dar o meu melhor, de me divertir e de tentar chegar à vitória” começou por referir o jovem de Guimarães, que acrescentou: “sei que a tarefa não é fácil, pois alguns dos atletas que vão competir comigo são profissionais. Portanto, prevê-se uma ‘luta’ difícil”.
SATISFEITO COM O REGRESSO DAS COMPETIÇÕES, MAS…

João Baptista partiu para a nova época 2020 com muitas ambições. A sua estreia no escalão de Juniores foi muito positiva e deixava prever um segundo ano em grande. A pandemia veio adiar tudo…agora é tentar fazer o melhor possível nas poucas provas, entretanto, reagendadas.
“Estou muito satisfeito, por, finalmente, termos competições” referiu João Baptista, que salientou que “na minha opinião, não vai ser uma época bem disputada, pois são muito poucas as provas que vamos disputar”.
O mês de setembro é, no entanto, um mês importante. Domingo inicia-se a Taça de Portugal e no dia 20 realiza-se o Campeonato Nacional, prova que está marcada para a Penha, em Guimarães.
“PREPARAÇÃO NÃO FOI A MESMA”
João Baptista diz-se preparado, mas salienta que “a preparação acabou por não ser a mesma de outros anos. Não consegui fazer a preparação que tinha planeado devido ao vírus. Nesta altura poderia estar melhor, mas, mesmo assim, estou preparado para as competições que se aproximam e que são muito importantes”.

O Campeonato Nacional de DHI acaba por ser a segunda prova do ano: “o facto de só haver uma prova antes do campeonato não nos impede de estar em forma” referiu o ciclista da Bike House, que salientou que “claro que ainda não vamos estar com o ritmo de competição que costumamos ter quando chegamos a uma prova desta importância. Para estar em forma temos a pré-época, mas só as competições nos dão ritmo”.
“ESTAR NA TAÇA DO MUNDO É UM SONHO E UM OBJETIVO PARA ESTE ANO”
Para além das três provas do calendário nacional, João Baptista está ainda atento à prova internacional que se realiza em Portugal e confessa que “estar na Taça do Mundo é um sonho que tenho e é um dos objetivos para este ano”, mas “agora depende do selecionador, se me vai selecionar”.
João Baptista tem uma margem muito pequena para mostrar o seu valor este ano e a chamada à Seleção Nacional pode depender do que fizer na primeira etapa da Taça de Portugal e no Campeonato Nacional…“penso que também poderá depender disso” disse o jovem de Guimarães, que se mostra esperançado em marcar presença na Taça do Mundo, marcada para a Lousã, entre os dias 29 de outubro e um de novembro.