
A Associação Clube Moto Galos de Barcelos, em parceria com o Enduro Facho Friends, promoveu sábado uma ação de remoção de lixo doméstico e resíduos sólidos, no Monte do Facho.
A iniciativa veio no seguimento da remodelação e construção de novas pistas de downhill e enduro, pela respetiva secção do clube, um projeto que visa a divulgação da prática destas vertentes radicais do BTT no concelho. Um importante serviço que vai além do interesse desportivo, revestindo-se também de mérito ambiental, já que serviu primeiramente para identificar zonas ilegais de descarga e agora a retirada do entulho por ali depositado.

Hugo Alves, porta-voz dos voluntários, referiu que “apesar de conhecedores da realidade, porque frequentamos com regularidade o espaço, conseguimos ainda surpreender-nos com a quantidade de lixo existente. É lamentável o desprezo pela Natureza de certas pessoas”.
Local emblemático em termos paisagísticos, culturais e religiosos, o Monte do Facho encerra em si também uma clara importância comunitária, pelo que a par do objetivo de “promover a defesa do meio ambiente” pretendeu-se também “apelar ao respeito e ao bom usufruto do seu território”.
De referir que os trabalhos decorreram durante todo o dia e envolveram duas dezenas de voluntários, cuja motivação foi a limpeza concreta dos terrenos, associada também a uma chamada de atenção para a necessidade de atitudes e comportamentos cívicos por parte da população.

O grupo retirou ao todo cinco camiões de lixo e despejos vários, desde garrafas, sofás, pára-choques, colchões, restos de olaria, entre outros, dos caminhos de Oliveira, Roriz, Galegos Santa Maria e arredores. Devido ao volume e às dificuldades de acesso ficaram ainda para limpar, que fica para uma ação posterior, dois pontos ilegais de despejo, no caminho de Galegos S. Martinho. Os detritos foram aglomerados num único local e, entretanto, já encaminhados, pelos serviços da Câmara Municipal de Barcelos, para o tratamento adequado.