BASQUETEBOL

Filipe Dionísio no Centro Nacional de Treinos com o ‘sonho’ de chegar a profissional

“Ser profissional de Basquetebol” é o grande sonho de Filipe Dionísio, jogador do SC Braga, que vai integrar, pelo segundo ano consecutivo, o Centro Nacional de Treinos de Ponte de Sor no escalão de Sub-16.

O atleta bracarense foi chamado pela primeira vez em 2019 e, apesar das dificuldades iniciais próprias de um jovem que se vê afastado da família, adaptou-se bem e conseguiu evoluir como jogador, conseguindo ao mesmo tempo terminar o ano letivo com uma boa média. Pelo meio Filipe Dionísio ajudou o SC Braga a sagrar-se Campeão Distrital de Sub-16 da Associação de Basquetebol de Braga, numa competição em que fez parte do cinco ideal.

“O PRIMEIRO ANO NO CNT FOI POSITIVO… SENTI UMA GRANDE EVOLUÇÃO”

Filipe Dionísio, que recebeu o convite por mail, confessa que já estava à espera desta nova chamada.

“Sempre acreditei que seria chamado, pois vejo o projeto CNT como um projeto de médio/longo prazo”, começou por referir o jovem atleta do SC Braga, que salientou que “o primeiro ano foi positivo, senti uma grande evolução como jogador e tive novas experiências de vida”.

Filipe Dionísio salienta o nível de treino e as nossas amizades que ganhou, que acabaram por ajudar a contornar as grandes dificuldades…

“Custou-me muito estar longe da minha família e dos meus amigos, mas é um sacrifício pessoal que tenho de fazer, pois, a minha prioridade é o basquetebol” e adiantou “gostei muito do nível a que treinamos lá e de ter feito novos colegas de equipa”.

“O MEU OBJETIVO PRINCIPAL É SER JOGADOR PROFISSIONAL”

De resto, para ultrapassar as dificuldades de estar longe da família e amigos, Filipe Dionísio empenhou-se nos treinos. “Para ultrapassar as saudades da minha família e amigos foquei-me na modalidade e nos meus objetivos enquanto jogador”, até porque “o meu objetivo principal é ser jogador profissional de Basquetebol”.

Uma modalidade que começou a praticar no desporto escolar depois de ter experimentado outros desportos. “Comecei a praticar a modalidade no desporto escolar e desde então não parei. É a modalidade que quero seguir. Antes cheguei a jogar Futebol e Ténis, mas foi o Basquetebol que me conquistou”.

“A ÉPOCA NO SC BRAGA CORREU BEM”

Sobre a campanha que fez ao serviço dos Sub-16 do SC Braga, Filipe Dionísio salientou: “a época no SCB correu bem, fomos Campeões Distritais e disputamos bons jogos no Campeonato Nacional. Apesar de me ter lesionado e ficar parado durante um período o balanço é positivo”.

No próximo CNT, Filipe Dionísio vai poder contar com um amigo de longa data: “eu e o Miguel somos amigos e acho que vai ser bom para ambos”.

Para além do Basquetebol, Filipe Dionísio estuda. Confessa que às vezes é complicado gerir o tempo, mas para até agora tem conseguido ter boas notas…

“Para já tenho conseguido conciliar as duas coisas. Claro que às vezes é complicado gerir o tempo, mas consegui acabar o ano com uma boa média”, disse o atleta bracarense, que salientou que “no próximo ano vou frequentar o 11.º Ano”, mas confessa que “ainda não decidi que caminho profissional a seguir”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS