A Associação Clube Moto Galos de Barcelos participou, no fim de semana, na terceira etapa do Campeonato Nacional de Velocidade 2020, que se realizou no Circuito do Estoril. Pelo Moto Galos participaram os irmãos Nelson e João Cruz, Carlos Pinheiro e ainda Rui Palma, da parceria Team Moto Galos/Clube Motorizado do Troço.
A terceira etapa foi bastante atribulada para o emblema minhoto, que mesmo assim conseguiu alcançar resultados promissores na Copa Dunlop Motoval. Quem mais sofreu com os contratempos foi Nélson Cruz.
NÉLSON CRUZ SEM SORTE
Assim, logo nos treinos livres de sábado, o piloto sofreu uma aparatosa queda à terceira volta na parabólica, deixando a Yamaha R1 em mau estado. A recuperação da máquina foi feita em contrarrelógio, depois já na grelha de partida e após novas verificações técnicas, um mal-entendido entre a organização e a direção de prova impediu o piloto barcelense de participar na corrida. No domingo, na segunda prova do fim de semana, Nélson Cruz partiu em último, fez um bom arranque e uma boa recuperação, ainda aguentou problemas mecânicos até cortar a linha da meta (em 14.º lugar), mas foi abalroado por um adversário junto à curva 1. Jornada adversa para Nélson Cruz, felizmente sem qualquer dano físico, que confessou-se “incrédulo” mas de cabeça levantada e convicto “de rolar e de travar as lutas com os diretos opositores. Melhores momentos virão”.
RUI PALMA EM SEXTO
A competir também na classe 2 (motos +850cc), Rui Palma (Ducati) vai recuperando a confiança e fez sexto lugar em ambas as corridas. A normalidade pairou em moto 1 (motos -850cc), com João Cruz (Kawasaki 636) a terminar em sétimo e oitavo; e Carlos Pinheiro (Kawasaki 636) em nono.
Com metade da época já cumprida, na classificação acumulada, em moto 1, João Cruz soma 53 pontos e está na sétima posição; Carlos Pinheiro é nono e tem um total de 46 pontos.
Na classe 2, Rui Palma está em sexto lugar, com 56 pontos, e Nelson Cruz em 11.º, com 23 pontos. Na liderança das categorias alinham Ricardo Silva (Yamaha R6) e Christophe Lajouanie (BMW S1000RR), respetivamente.
A competição prossegue a 15 e 16 de agosto, no Autódromo Internacional do Algarve. A quarta ronda será a segunda e última visita da caravana 2020 à afamada “montanha russa”.