O 35.º Prémio Cidade de Barcelos deveria realizar-se hoje, levando a Barcelos cerca de 250 ciclistas das Escolas, Cadetes e Juniores. A prova, organizada pelo Centro Ciclista de Barcelos, foi adiada devido à pandemia do Covid-19, e aguarda por uma nova data ainda este ano, caso se confirme o regresso das provas de ciclismo para os escalões de formação.
Alberto Costa, diretor desportivo do CC Barcelos, lamenta que a prova tenha sido adiada “é uma pena que não se possa realizar o Prémio Cidade de Barcelos. É uma prova que traz a Barcelos sempre muitos atletas desde as Escolas aos Juniores. É um dia de festa. Infelizmente, este ano devido a toda esta situação da pandemia teve que ser adiada. Vamos ver como se resolve tudo isto. Se ainda iremos ter provas”.
Certo é que “se for possível realizar-se provas, estaremos prontos para a organizar, mas tudo vai depender das decisões das entidades oficias e do evoluir da pandemia”.
Alberto Costa lembra que “o Prémio Cidade de Barcelos parou um ano. Não tínhamos grandes meios financeiros e tivemos que adquirir uma viatura para o clube. Então tivemos que suspender de organizar o Prémio Cidade de Barcelos por um ano”.
“TREINOS ESTÃO A CORRER MUITO BEM”
Com as provas suspensas, o CC Barcelos continua a treinar afincadamente. Durante a semana os ciclistas fazem treino individual e seguem o plano traçado pelos responsáveis e aos fins de semana os treinos são em equipa…
“Os treinos do CC Barcelos estão a correr muito bem. Os atletas estão motivados, contentes e trabalham com entusiasmo”, disse Alberto Costa, que adiantou que “ainda hoje de manhã fizemos um treino puxadinho com os Cadetes e os Juniores. Fizemos o percurso que estava traçado para o Prémio HM Motor. Tivemos umas pequenas avarias, umas correntes rebentadas, uns furos, mas ninguém caiu, ninguém se magoou e isso é que é importante”.
TREINOS DE EQUIPA AOS FINS DE SEMANA
Aberto Costa lembrou que aos sábados e domingos fazemos treinos conjuntos. Este fim de semana foi puxado, rolamos debaixo de 34 graus. Aos sábados fazemos um bom treino em quilómetros, mas mais plano. Ao domingo juntamos o acumulado. Hoje foi de 1200 de acumulado. Foi um bom treino e sentimos os atletas motivados e contentes”.
O CC Barcelos conta com uma equipa de Juniores bastante jovem. Dos oito atletas que compõem a equipa – Sérgio Saleiro, Diogo Saleiro David Duarte, Sérgio Monteiro, Luís André Ribeiro, Tomás Salgueiro, Rolando Silva e Rodrigo Santos – apenas dois são Juniores de segundo ano. Alberto Costa acredita que “para o ano poderei ter uma equipa muito forte. Claro que se houver o terceiro ano de Juniores vamos ter mais dificuldades, mas estaremos sempre prontos para competir e lutar pelas melhores classificações. O importante é que temos uma equipa unida, motivada e que trabalha sempre com muita alegria”.
Também as Escolinhas do CC Barcelos já trabalham. A equipa treinada por Carlos Leite junta-se aos domingos de manhã na zona Industrial da Barca para evoluir.