
Iúri Leitão, na altura a correr pela Sicasal / Constantinos, esteve em destaque na prova de contrarrelógio dos Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada (Elites, Sub-23 e Femininas) que decorreram há, precisamente, um ano em Melgaço.
O ciclista vianense concluiu os 24.6 quilómetros do percurso da categoria de Sub-23 na quinta posição, com o tempo de 34m40s, o mesmo que o quarto classificado e a 2.03m do vencedor, João Alemida (Hagens Berman Axeon).
“O CAMPEONATO NACIONAL TEVE UM PERCURSO QUE ME AGRADOU”

Sobre a prova, Iúri Leitão lembra-se do percurso e da luta que travou pelos lugares cimeiros.
“O Campeonato Nacional de CR do ano passado teve um percurso que me agradou bastante e sabia que se ia adaptar bastante bem às minhas características”, começou por referir o ciclista que agora representa o Grupo Desportivo Supermercados Froiz.
Iúri Leitão salientou que “fiquei bastante satisfeito com o meu resultado, mesmo tendo tido um imprevisto durante a prova que me custou segundos valiosos. Trabalhei para poder lutar pelos melhores lugares e assim foi. Fiquei contente com o desfecho da corrida”.
“AMBICIONO VOLTAR A LUTAR PELOS MELHORES LUGARES NA PROVA DE CR”

Este ano os Campeonatos Nacionais estão previstos para agosto e Iúri Leitão garante que vai tentar dar o seu melhor… “ainda não sei como serão os percursos, mas ambiciono voltar a lutar pelos melhores lugares na prova de CR. Já na prova de estrada pretendo fazer o melhor possível, vou dar o meu máximo para tentar fazer um lugar razoável”.
De resto, é no contrarrelógio em que o ciclista de Viana do Castelo se sente mais à vontade: “penso que é nessa prova que consigo ser mais competitivo”.
PREPARAÇÃO TEM CORRIDO BEM

Sobre a sua preparação, Iúri Leitão refere que “a preparação tem corrido bem” e adiantou “estou a preparar-me da melhor forma para entrar o melhor possível no regresso do ciclismo”.
A Prova de Reabertura é já daqui a uma semana e o ciclista vianense espera poder ter uma boa participação “não sei ao certo como vai correr a prova de Reabertura. Este regresso após tanto tempo de paragem deixa-me um pouco ‘às cegas’ e é-me difícil prever o que vai acontecer. Vou com o pensamento e fazer o melhor tempo possível e, no final, analisar e perceber a que nível estou no momento”.

Interrogado sobre se se sente ansioso, Iúri Leitão garante que “não, sei que me tenho preparado da melhor forma e vou entrar nesta reabertura de época de forma tranquila e motivado para dar o melhor pela equipa”.