BASQUETEBOL

ABB contra descida do SC Braga da Proliga

A Associação de Basquetebol de Braga não concorda com a despromoção do SC Braga da Proliga. Fernando Monteiro, presidente da ABB, vai transmitir o seu desagrado com esta decisão na reunião das Associações com a Federação Portuguesa de Basquetebol, que se realiza no próximo sábado.

A Federação Portuguesa de Basquetebol decidiu encerrar as competições seniores da época 2019/2020, não atribuindo qualquer título de Campeão Nacional, nem havendo descidas de divisão em todos os níveis de seniores… mas há exceções. Num primeiro comunicado a FPB anunciou a despromoção do SCB à I Divisão, considerando que já tinha perdido os direitos desportivos até à data da suspensão das provas.

 

FERNANDO MONTEIRO: “SE NÃO HÁ DESCIDAS, NÃO PODE HAVER EXCEÇÕES”

 

“Não concordo com a descida do SC Braga. Há aqui uma dualidade de critérios. Se a FPB decidiu que não há descidas, não pode criar exceções. Ou não há descidas, e não desce ninguém, ou há as despromoções previstas. Não percebo porque faz três exceções”, referiu Fernando Monteiro.

O presidente da ABB considera que “a FPB se precipitou numa primeira fase e anunciou a despromoção dos três clubes. Deveria ter aguardado para ver como ficavam as coisas. Agora vir dizer que não há descidas, mas apresenta três exceções”.

Fernando Monteiro garante que “manifestei logo o meu desacordo com esta decisão da FPB, mais vou reiterar o meu desagrado na próxima reunião”.

 

PROPOSTA: PROLIGA EM DUAS ZONAS

 

O presidente da ABB é ainda favorável a uma restruturação do campeonato da Proliga: “uma das coisas que apontei nas reuniões com a FPB é que a Proliga deveria ser dividida em duas zonas. Em tempos já foi assim e a ABB até foi favorável ao atual sistema, mas devido ao que estamos a passar, às dificuldades que se preveem para os próximos tempos, seria benéfico para os clubes que a Prologa se disputasse por duas zonas”.

Fernando Monteiro receia que “com tudo o que se está a passar e as dificuldades económicas, muitos clubes deixem de ter competição e talvez o SC Braga seja repescado, se o clube estiver na disposição de se manter na Proliga”.

 

DUAS EQUIPAS NAS POULES DE SUBIDA

 

Quanto às poules de acesso à subida, Fernando Monteiro mostrou-se agradado por “por termos duas equipas elegíveis e dispostas a participar na competição de apuramento à subida à I Divisão, o BC Barcelos e o GDAS”.

Quanto ao formato das poules “ainda não sabemos como se vão realizar esses jogos. Sabemos apenas que não é obrigatória, a participação é facultativa. Vamos aguardar para ver como tudo fica”.

 

Comentários

Artigos relacionados

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS