BASQUETEBOL

Associação de Basquetebol de Braga prepara apoios para os clubes

A Associação de Basquetebol de Braga está a preparar medidas para ajudar os clubes a ultrapassar os próximos tempos, que se adivinham difíceis.

A ideia da ABB é apoiar os clubes de forma a que eles possam manter a atividade numa altura em que se preveem bastantes dificuldades devido à situação provocada pelo coronavírus.

A Associação de Basquetebol de Braga, que decidiu dar por finalizadas todas as competições distritais ou regionais previstas realizar até ao final da época 2019/2020, está a “estudar a forma como vai apoiar os clubes neste momento tão difícil. Nós desejamos que os clubes mantenham a atividade e que não desistam de participar nas provas e do basquetebol. Vamos tentar arranjar algumas soluções para minimizar o impacto desta situação”, começou por referir Fernando Monteiro, presidente da ABB.

“APOIAR OS CLUBES PARA MANTEREM A ATIVIDADE”

“Infelizmente com toda esta situação e com a crise que se prevê, há uma forte possibilidade de alguns clubes reduzirem a sua atividade, terminando com algumas equipas.Este é um cenário mais sério do que nós imaginávamos. A ABB está decidida a ajudar os clubes, claro que não podemos pôr em causa o equilíbrio da associação, mas estamos decididos em apoiá-los para que possam manter a atividade”, disse aquele responsável.

Fernando Monteiro referiu que “os apoios não vão ser tão pequenos quanto isso” e lembrou que “a ABB já não é uma associação assim tão pequena”, mas “sem entrar em loucuras, vamos ver o que conseguimos fazer e como o vamos fazer”.

ENCERRAMENTO DAS COMPETIÇÕES

Sobre o encerramento da época, Fernando Monteiro considerou que “era uma decisão que estava praticamente tomada e que decidimos anunciar agora. O atual momento pede-nos precaução, não podemos arriscar a segurança e a saúde dos atletas e de todos nós. Vamo-nos manter atentos e ver o evoluir da situação. Claro que todos nós gostaríamos de ter jogos, ver basquetebol, mas isso não é possível esta época”.

A ABB está, entretanto, a auscultar os clubes sobre as competições que organiza, tendo como objetivo “melhorar cada vez mais e termos competições mais fortes”.

Fernando Monteiro mostra-se preocupado com o futuro da modalidade “com tanto tempo parado temo que alguns atletas desistam, ainda mais porque podemos ter uma segunda vaga e aí voltamos a parar tudo. Depois há a questão financeira, que vai afetar muito as pessoas e o desporto e, provavelmente, alguns clubes vão reduzir a sua atividade. São estas as grandes preocupações que temos para a nova época. Uma época em que não sabemos com o que podemos contar e como a vamos organizar”.

O presidente da ABB garante, no entanto, que “nós não vamos desistir. No desporto sabemos que desistir é a última opção. Por isso, estamos cá para lutar e criar condições para que os clubes e os atletas possam regressar às competições e para fazer o melhor pela nossa Associação”.

ABB BATEU RECORDE DE INSCRIÇÕES

De referir que a Associação de Basquetebol de Braga bateu este ano – e a época praticamente terminou em março – o recorde de atletas inscritos: cerca de 1900. Ou seja, “com menos três meses de atividade tivemos um acréscimo de atletas inscritos, o que é muito bom”.

Aliás a Associação e Basquetebol de Braga tem vindo a subir bastante no panorama nacional, sendo já a quarta maior associação, atrás de Lisboa, Porto e Aveiro.

“A nossa associação tem vindo a subir em termos competitivos e penso que o continuará a fazer. Os nossos clubes têm demonstrado um bom nível de basquetebol e lutam por chegar cada vez mais longe. A nível de seleções não temos tido tantos resultados, como noutros tempos, mas quando estamos sempre a subir há uma altura em que não o conseguimos, até porque os outros também trabalham. Estávamos com um projeto nas seleções que iria dar os seus frutos. Está suspenso neste momento devido a esta questão, mas pode ser retomado na próxima época. Penso que no global estamos cada vez mais fortes e competitivos em todas as vertentes do basquetebol”, disse Fernando Monteiro.

Aquele dirigente lembra que “o lema que nos norteia desde que chegamos à Associação em 2005 é o de fazer sempre mais e melhor pelo basquetebol no distrito. Na altura a ABB tinha 340 atletas e agora estamos perto dos 2000. Evoluímos muito a todos os níveis e vamos continuar a trabalhar para continuar a melhorar”.

“TENHAM O MÁXIMO DE PRUDÊNCIA”

Numa altura em que todas as competições do basquetebol estão terminadas, Fernando Monteiro deixa uma mensagem de incentivo a todos os atletas e agentes desportivos do basquetebol: “tenham o máximo de prudência. Sabemos que este é um momento delicado e todo o cuidado é pouco. Todos temos que fazer a nossa parte para vencer esta situação. Não deixem de treinar porque é fundamental, mas treinem em condições de segurança, se possível em casa e individualmente. A partir de segunda-feira já podem sair, mas o meu conselho é que se mantém em casa o máximo de tempo possível”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS