![](https://desportivodominho.com/wp-content/uploads/2020/04/moto1.jpg)
O Monte do Facho, em Barcelos, está a ganhar nova vida, com a remodelação e a construção de novas pistas, numa iniciativa levada a cabo pela secção de Downhill da Associação Clube Moto Galos de Barcelos juntamente com o Enduro Facho Friends.
“É um trabalho de interesse desportivo e mérito ambiental” refere a direção do Moto Galos, que adiantou que “neste espetacular anfiteatro natural do nosso concelho, pelo enquadramento paisagístico e ampla visão da área envolvente, estão já desenhadas quatro pistas para a prática das vertentes radicais do BTT – o Downhill e o Enduro”.
“PISTAS RÁPIDAS E DIVERTIDAS, CADA UMA COM O SEU GRAU DE EXIGÊNCIA E DIFICULDADE”
![](https://desportivodominho.com/wp-content/uploads/2020/04/moto2.jpg)
“A par da adaptação da natureza às especificidades destas modalidades, têm sido colocados também obstáculos artificiais, a fim de aguçar a técnica dos praticantes”, refere o clube presidido por Pedro Sousa, que adianta que “são pistas rápidas, divertidas, cada uma com o seu grau de exigência e dificuldade. Todas permitem o contacto direto com a natureza, na máxima adrenalina que estas descidas vertiginosas proporcionam”.
“DIVULGAR A MODALIDADE”
![](https://desportivodominho.com/wp-content/uploads/2020/04/moto4-615x1024.jpg)
Para os responsáveis do Moto Galos “a ideia é divulgar a modalidade e continuar a dar uso às pistas para os pilotos da equipa e outros treinar. A realização de provas desportivas federadas também é objetivo”. De referir que o Monte do Facho recebeu já quatro edições do evento “BTT DHI Moto Galos”, a contar para o Campeonato do Minho de BTT DHI.
LIMPEZA DO MONTE DO FACHO
![](https://desportivodominho.com/wp-content/uploads/2020/04/moto3-768x1024.jpg)
Para o clube barcelense “este trabalho, que tem vindo a ser feito, vai além do interesse desportivo, revestindo-se também de mérito ambiental. A iniciativa tem servido para identificar zonas ilegais de descarga e para recolher diverso lixo doméstico e resíduos sólidos (desde garrafas, sofás, pára-choques, colchões, entre outros), para posterior ação de remoção a levar a cabo em parceria com a Câmara Municipal”.
“Local emblemático em termos paisagísticos, culturais e religiosos, o Monte do Facho encerra em si também uma clara importância comunitária, pelo que se apela a todos ao respeito e ao bom usufruto do seu território” refere a direção do Moto Galos.