CICLISMO

Minhotos em grande destaque no 6.º BTT XCO Vila de Melgaço

SONY DSC

Os ciclistas minhotos estiveram em grande destaque no 6.º BTT XCO Vila de Melgaço, primeira prova do Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Design, que se realizou no domingo no Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço.

Numa organização da Associação de Ciclismo do Minho e da Melgaço Sports Center (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço – www.melgacosportscenter.com), com o apoio do Município de Melgaço, a primeira etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Design contou com a presença de mais de 260 atletas que fizeram as delícias dos muitos adeptos que se deslocaram ao local para assistir às inúmeras provas.

JOÃO ROCHA E JÉSSICA COSTA VENCEM EM ELITES

SONY DSC

João Rocha, do Rodabike/ACRG/Gondomar, foi o vencedor em Elites Masculinos, impondo um ritmo que os seus adversários não conseguiram acompanhar. João Rocha percorreu o circuito em 01:18:01h.

Nos restantes lugares do pódio ficaram os minhotos Carlos Cruz, da SAERTEX Portugal/Edaetech, e Carlos Rego, do Bombos S. Sebastião/ MonçãoBike.

O Campeão do Minho em título, António Azevedo, famalicense que alinha Tomatubikers / Toyota – Macedo & Macedo, não foi feliz na primeira prova de XCO do ano,pois um problema com a bicicleta obrigou-o a desistir logo nas primeiras voltas.

SONY DSC

No Top5 ficou ainda Cláudio Carvalho, do Bombos S. Sebastião/ MonçãoBike.

Em femininos, Jéssica Costa, do Guilhabreu BTT, impôs-se em Melgaço, com a minhota Tânia Cardoso, Bombos S. Sebastião/ MonçãoBike, a terminar em segundo.

JOÃO ROCHA “BALANÇO POSITIVO”

SONY DSC

João Rocha, do Rodabike/ACRG/Gondomar, mostrou-se muito satisfeito com o resultado e a forma como correu a prova.

“O balanço desta primeira prova do Campeonato do Minho é muito positivo. A prova correu-me muito bem, da maneira como eu gosto. Gosto muito desta pista, é técnica, tem subidas, é rápida, os obstáculos são quase todos naturais”, começou por referir João Rocha.

O ciclista da Rodabike garantiu que “o meu objetivo para este ano passa por renovar o título de Campeão Nacional de Elites. Trabalhar para melhorar o ranking da Taça de Portugal. No Campeonato do Minho só vou fazer algumas provas, mas quando entrar é para dar o meu melhor”.

SONY DSC

JOSÉ SIMÕES DOMINA EM SUB-23

Em Sub-23 a vitória foi para José Simões, da Tomatubikers / Toyota – Macedo & Macedo. O ciclista de Famalicão fez o percurso em 01:20:29h, deixando Tiago Sousa (JV Perfis – Gondomar Cultural) na segunda posição. Nuno Mesquita, da equipa famalicense da Tomatubikers / Toyota – Macedo & Macedo, fez terceiro lugar, e o seu colega de equipa João Azevedo terminou na quarta posição.

Em femininos, Ana Moreira (Tomatubikers / Toyota – Macedo & Macedo) venceu.

SONY DSC

CARLOS VIANA IMPÕE-SE EM JUNIORES

Carlos Viana (Casa Myzé Team) e Inês Lapa (Clube BTT Matosinhos) foram os vencedores em Juniores.

O ciclista do clube de Guimarães assumiu as despesas da corrida logo na primeira volta e foi aumentando a vantagem sobre os seus adversários, terminando a prova com uma vantagem de mais de dois minutos para o segundo classificado, Rúben Queirós, do Guilhabreu BTT. Marcelo Gabriel (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact) terminou em terceiro.

SONY DSC

Hélder Laranjeira, do Bombos S. Sebastião/ MonçãoBike, fez quarto lugar e Ivo Pereira, da SAERTEX Portugal/Edaetech, fechou o top5.

Já na prova feminina, o destaque vai para os dois lugares do pódio conquistados pela equipa famalicense da Tomatubikers / Toyota – Macedo & Macedo. Joana Santos fez segundo lugar e Rute Silva terminou na terceira posição. A vitória foi para Inês Lapa, do Clube BTT Matosinhos.

CARLOS VIANA: “GOSTEI MUITO DA PISTA”

SONY DSC

Carlos Viana, da Casa Myzé Team, mostrou-se bastante satisfeito com a forma como correu a prova de Melgaço, mas salientou que não foi fácil vencer.

“Foi uma corrida muito boa. Tive adversários muito fortes e, por isso, não foi fácil ganhar. Consegui destacar-me e com muito empenho ir ganhando vantagem sobre os meus adversários. Estou muito feliz”, disse o ciclista de Guimarães, que sobre a pista referiu “gostei muito da pista, é um circuito muito bom, com muito contacto com a natureza. Os obstáculos são quase todos naturais. É uma pista muito divertida”.

Quanto aos objetivos para a época, Carlos Viana considerou que “esta foi a minha primeira vitória no Campeonato do Minho. Vou procurar dar o meu melhor e tentar disputar e ganhar todas as provas. Também pretende participar nas provas da Taça de Portugal, vamos ver o que consigo fazer”.

SONY DSC

JOÃO MARTINS (SEISSA) EM SEGUNDO EM CADETES

João Martins, da Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact, terminou na segunda posição na prova de Cadetes.

O ciclista de Barcelos, que está no seu primeiro de Cadetes, fez uma excelente prova, sendo apenas batido pelo espanhol Ivan Fernandez (Bici Verde CC). Lucas Ferreira (Sabor do Norte/BilaBiker´s RacingTeam) em terceiro.

SONY DSC

Diogo Carreiras e Gabriel Batista, da Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact, terminaram no Top10.

Em femininos, a famalicense Catarina Lopes (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) fez terceiro lugar. A prova foi ganha por Beatriz Silva (Proteu Cycling Team-Casa do Povo Retorta), enquanto Laura Mira (Ciudad de Pontevedra) foi segunda.

ANTÓNIO VIANA (BOMBOS S. SEBASTIÃO) VENCE EM MASTER 40

SONY DSC

António Viana, do Bombos S. Sebastião/ MonçãoBike, teve uma estreia auspiciosa em BTT XCO. O Campeão do Minho impôs-se numa corrida muito disputada e venceu em Master 40, deixando na segunda posição Hernâni Gouveia (BTT Braguinhas/Padim da Graça). José Ribeiro, da Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact, fez terceiro lugar.

No top5 ficaram aina os minhotos Roberto Lopes Nunes (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) e António Rocha (SAERTEX Portugal/Edaetech).

Em Masters 30, Manuel Parada (RS Bike Boiro CC) foi o mais rápido, deixando a segunda posição Manuel Lopes (Guilhabreu BTT) e Rúben Nunes (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) fez terceiro lugar.

SONY DSC

Em quarto lugar ficou Luís Grilo, da SAERTEX Portugal/Edaetech, enquanto o Campeão do Minho Cláudio Veloso, ciclista de Amares que representa o BTT Braguinhas/Padim da Graça, terminou na quinta posição.

Em Master 50 a vitória foi para António Sousa, que corre como individual. Manuel Castro (Barbanza Bike) foi segundo e Rodolfo Lopes (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) foi terceiro.

BOMBOS S. SEBASTIÃO VENCE POR EQUIPAS

Por equipas venceu o Bombos S. Sebastião/ MonçãoBike, que totalizou oito pontos, deixando na segunda posição a Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact. O Clube BTT Matosinhos fechou o pódio.

Na Promoção a vitória foi para José Castro, que percorreu o trajeto em 31:27m. Paulo Fontinhas foi segundo e José Rodrigues terminou em terceiro.

JOSÉ ADRIANO LIMA (VEREADOR DO DESPORTO DA CM MELGAÇO)

José Adriano Lima, Vereador do Desporto da Camara Municipal de Melgaço mostrou-se satisfeito pela forma como correu o 6.º BTT XCO Vila de Melgaço.

“Este ano marcamos o arranque do Campeonato do Minho de BTT XCO, prova que contou ainda para o Campeonato Universitário, o que acabou por arrastar mais participantes e muitas mais pessoas para assistir”, começou por referir José Adriano Lima, que salientou que “temos aqui um grande evento desportivo, que traz a Melgaço muitos participantes. Esta é uma prova que eu gosto particularmente porque conta com todos os escalões, desde as Escolas até aos Masters. Este ano conseguimos despertar nos locais o bichinho do ciclismo e contamos com três atletas nas provas de hoje”.

Um dos objetivos do Município de Melgaço passa mesmo por “despertem o bichinho nos locais de forma a que eles possam usufruir das excelentes condições que nós temos para oferecer, ao mesmo tempo que eles aproveitam os muitos eventos que vamos realizando para se lançar na modalidade”.

O outro grande objetivo do Município com a organização dos eventos desportivos é mostrar Melgaço e fazer com muitas pessoas o possa visitar… “Nesta prova contamos com a presença de mais de 260 atletas. O que já é um número muito bom, mas não vêm sozinhos, trazem sempre gente a acompanhar, os diretores dos clubes, os treinadores, os familiares, os amigos. Hoje tivemos aqui uma moldura humana muito boa e isso é bom para Melgaço. São eventos que trazem um impacto muito grande para a economia local. E hoje estas pessoas vêm cá para assistir à prova, amanhã podem vir para visitar o concelho e usufruir do que temos de bom para oferecer”.

O vereador da CM Melgaço garantiu que “esta aposta nos eventos desportivos, no ciclismo é para continuar. Tem corrido muito bem e tem sido muito positivo”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...