Os ciclistas minhotos estiveram em grande destaque no 6.º BTT XCO Vila de Melgaço, primeira prova do Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Design, que se realizou no domingo no Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço.
Numa organização da Associação de Ciclismo do Minho e da Melgaço Sports Center (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço – www.melgacosportscenter.com), com o apoio do Município de Melgaço, a primeira etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Design contou com a presença de mais de 260 atletas que fizeram as delícias dos muitos adeptos que se deslocaram ao local para assistir às inúmeras provas.
JOÃO ROCHA E JÉSSICA COSTA VENCEM EM ELITES
João Rocha, do Rodabike/ACRG/Gondomar, foi o vencedor em Elites Masculinos, impondo um ritmo que os seus adversários não conseguiram acompanhar. João Rocha percorreu o circuito em 01:18:01h.
Nos restantes lugares do pódio ficaram os minhotos Carlos Cruz, da SAERTEX Portugal/Edaetech, e Carlos Rego, do Bombos S. Sebastião/ MonçãoBike.
O Campeão do Minho em título, António Azevedo, famalicense que alinha Tomatubikers / Toyota – Macedo & Macedo, não foi feliz na primeira prova de XCO do ano,pois um problema com a bicicleta obrigou-o a desistir logo nas primeiras voltas.
No Top5 ficou ainda Cláudio Carvalho, do Bombos S. Sebastião/ MonçãoBike.
Em femininos, Jéssica Costa, do Guilhabreu BTT, impôs-se em Melgaço, com a minhota Tânia Cardoso, Bombos S. Sebastião/ MonçãoBike, a terminar em segundo.
JOÃO ROCHA “BALANÇO POSITIVO”
João Rocha, do Rodabike/ACRG/Gondomar, mostrou-se muito satisfeito com o resultado e a forma como correu a prova.
“O balanço desta primeira prova do Campeonato do Minho é muito positivo. A prova correu-me muito bem, da maneira como eu gosto. Gosto muito desta pista, é técnica, tem subidas, é rápida, os obstáculos são quase todos naturais”, começou por referir João Rocha.
O ciclista da Rodabike garantiu que “o meu objetivo para este ano passa por renovar o título de Campeão Nacional de Elites. Trabalhar para melhorar o ranking da Taça de Portugal. No Campeonato do Minho só vou fazer algumas provas, mas quando entrar é para dar o meu melhor”.
JOSÉ SIMÕES DOMINA EM SUB-23
Em Sub-23 a vitória foi para José Simões, da Tomatubikers / Toyota – Macedo & Macedo. O ciclista de Famalicão fez o percurso em 01:20:29h, deixando Tiago Sousa (JV Perfis – Gondomar Cultural) na segunda posição. Nuno Mesquita, da equipa famalicense da Tomatubikers / Toyota – Macedo & Macedo, fez terceiro lugar, e o seu colega de equipa João Azevedo terminou na quarta posição.
Em femininos, Ana Moreira (Tomatubikers / Toyota – Macedo & Macedo) venceu.
CARLOS VIANA IMPÕE-SE EM JUNIORES
Carlos Viana (Casa Myzé Team) e Inês Lapa (Clube BTT Matosinhos) foram os vencedores em Juniores.
O ciclista do clube de Guimarães assumiu as despesas da corrida logo na primeira volta e foi aumentando a vantagem sobre os seus adversários, terminando a prova com uma vantagem de mais de dois minutos para o segundo classificado, Rúben Queirós, do Guilhabreu BTT. Marcelo Gabriel (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact) terminou em terceiro.
Hélder Laranjeira, do Bombos S. Sebastião/ MonçãoBike, fez quarto lugar e Ivo Pereira, da SAERTEX Portugal/Edaetech, fechou o top5.
Já na prova feminina, o destaque vai para os dois lugares do pódio conquistados pela equipa famalicense da Tomatubikers / Toyota – Macedo & Macedo. Joana Santos fez segundo lugar e Rute Silva terminou na terceira posição. A vitória foi para Inês Lapa, do Clube BTT Matosinhos.
CARLOS VIANA: “GOSTEI MUITO DA PISTA”
Carlos Viana, da Casa Myzé Team, mostrou-se bastante satisfeito com a forma como correu a prova de Melgaço, mas salientou que não foi fácil vencer.
“Foi uma corrida muito boa. Tive adversários muito fortes e, por isso, não foi fácil ganhar. Consegui destacar-me e com muito empenho ir ganhando vantagem sobre os meus adversários. Estou muito feliz”, disse o ciclista de Guimarães, que sobre a pista referiu “gostei muito da pista, é um circuito muito bom, com muito contacto com a natureza. Os obstáculos são quase todos naturais. É uma pista muito divertida”.
Quanto aos objetivos para a época, Carlos Viana considerou que “esta foi a minha primeira vitória no Campeonato do Minho. Vou procurar dar o meu melhor e tentar disputar e ganhar todas as provas. Também pretende participar nas provas da Taça de Portugal, vamos ver o que consigo fazer”.
JOÃO MARTINS (SEISSA) EM SEGUNDO EM CADETES
João Martins, da Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact, terminou na segunda posição na prova de Cadetes.
O ciclista de Barcelos, que está no seu primeiro de Cadetes, fez uma excelente prova, sendo apenas batido pelo espanhol Ivan Fernandez (Bici Verde CC). Lucas Ferreira (Sabor do Norte/BilaBiker´s RacingTeam) em terceiro.
Diogo Carreiras e Gabriel Batista, da Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact, terminaram no Top10.
Em femininos, a famalicense Catarina Lopes (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) fez terceiro lugar. A prova foi ganha por Beatriz Silva (Proteu Cycling Team-Casa do Povo Retorta), enquanto Laura Mira (Ciudad de Pontevedra) foi segunda.
ANTÓNIO VIANA (BOMBOS S. SEBASTIÃO) VENCE EM MASTER 40
António Viana, do Bombos S. Sebastião/ MonçãoBike, teve uma estreia auspiciosa em BTT XCO. O Campeão do Minho impôs-se numa corrida muito disputada e venceu em Master 40, deixando na segunda posição Hernâni Gouveia (BTT Braguinhas/Padim da Graça). José Ribeiro, da Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact, fez terceiro lugar.
No top5 ficaram aina os minhotos Roberto Lopes Nunes (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) e António Rocha (SAERTEX Portugal/Edaetech).
Em Masters 30, Manuel Parada (RS Bike Boiro CC) foi o mais rápido, deixando a segunda posição Manuel Lopes (Guilhabreu BTT) e Rúben Nunes (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) fez terceiro lugar.
Em quarto lugar ficou Luís Grilo, da SAERTEX Portugal/Edaetech, enquanto o Campeão do Minho Cláudio Veloso, ciclista de Amares que representa o BTT Braguinhas/Padim da Graça, terminou na quinta posição.
Em Master 50 a vitória foi para António Sousa, que corre como individual. Manuel Castro (Barbanza Bike) foi segundo e Rodolfo Lopes (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) foi terceiro.
BOMBOS S. SEBASTIÃO VENCE POR EQUIPAS
Por equipas venceu o Bombos S. Sebastião/ MonçãoBike, que totalizou oito pontos, deixando na segunda posição a Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact. O Clube BTT Matosinhos fechou o pódio.
Na Promoção a vitória foi para José Castro, que percorreu o trajeto em 31:27m. Paulo Fontinhas foi segundo e José Rodrigues terminou em terceiro.
JOSÉ ADRIANO LIMA (VEREADOR DO DESPORTO DA CM MELGAÇO)
José Adriano Lima, Vereador do Desporto da Camara Municipal de Melgaço mostrou-se satisfeito pela forma como correu o 6.º BTT XCO Vila de Melgaço.
“Este ano marcamos o arranque do Campeonato do Minho de BTT XCO, prova que contou ainda para o Campeonato Universitário, o que acabou por arrastar mais participantes e muitas mais pessoas para assistir”, começou por referir José Adriano Lima, que salientou que “temos aqui um grande evento desportivo, que traz a Melgaço muitos participantes. Esta é uma prova que eu gosto particularmente porque conta com todos os escalões, desde as Escolas até aos Masters. Este ano conseguimos despertar nos locais o bichinho do ciclismo e contamos com três atletas nas provas de hoje”.
Um dos objetivos do Município de Melgaço passa mesmo por “despertem o bichinho nos locais de forma a que eles possam usufruir das excelentes condições que nós temos para oferecer, ao mesmo tempo que eles aproveitam os muitos eventos que vamos realizando para se lançar na modalidade”.
O outro grande objetivo do Município com a organização dos eventos desportivos é mostrar Melgaço e fazer com muitas pessoas o possa visitar… “Nesta prova contamos com a presença de mais de 260 atletas. O que já é um número muito bom, mas não vêm sozinhos, trazem sempre gente a acompanhar, os diretores dos clubes, os treinadores, os familiares, os amigos. Hoje tivemos aqui uma moldura humana muito boa e isso é bom para Melgaço. São eventos que trazem um impacto muito grande para a economia local. E hoje estas pessoas vêm cá para assistir à prova, amanhã podem vir para visitar o concelho e usufruir do que temos de bom para oferecer”.
O vereador da CM Melgaço garantiu que “esta aposta nos eventos desportivos, no ciclismo é para continuar. Tem corrido muito bem e tem sido muito positivo”.