
“É um sentimento de muita satisfação porque acaba por ser o culminar do trabalho da época passada também, visto que mantivemos grande parte da equipa”, disse Diogo Xavier, treinador do VC Viana, a propósito do apuramento para a Fase Final do Campeonato Nacional de Juniores B1 masculinos.
O VC Viana parte para a última jornada da Série dos Primeiros na liderança da prova, com cinco vitórias e 14 pontos, e o apuramento para a Fase Final garantido.
Diogo Xavier considera que foi um campeonato “muito equilibrado, a grande parte das equipas apresenta um nível muito idêntico” e garante que estando na Fase Final só há um objetivo… ser Campeão. “Fomos pensando objetivo a objetivo. Inicialmente a Série dos Primeiros, depois a Fase Final e agora é lutar pelo título”.
Com parte dos atletas a fazerem também parte da equipa Sénior, foi fácil conciliar os treinos, as expetativas, as emoções? “Nunca é fácil conciliar tudo, especialmente, a gestão emocional, mas melhor ou pior acabamos por conseguir mudar o ‘chip’. De resto muito dos resultados dos Sub-21 vêm daquilo que foi feito na equipa Sénior”.
Como vai ser o trabalho até à Fase Final? “Neste momento, e com uma equipa que se conhece tão bem a si própria, é uma altura de afinar alguns detalhes”, disse Diogo Xavier, que salientou que “ainda falta uma jornada da fase regular e em caso de vitória terminamos em primeiro lugar. Depois desse jogo temos um espaço de duas semanas para continuar a trabalhar e afinar o que for preciso”.
Como está a equipa? “Como era de esperar, sentimos o abalo da equipa Sénior, mas temos que nos agarrar ao que temos para conquistar”.
Foto: VCV