Flávio Fernandes, Marco Marques, Pedro Silva, Daniel Dias e Diogo Almeida são os ciclistas do Minho que se estreiam domingo na categoria de Sub-23 da Prova de Abertura – Região de Aveiro, primeira jornada da Taça de Portugal Jogos Santa Casa na vertente de estrada.
A Prova de Abertura – Região de Aveiro realiza-se entre Albergaria-a-Velha e Vagos, numa extensão de 174,5 quilómetros e inicia-se às 12.30 horas.
Na edição deste ano muitos são os ciclistas do Minho que marcam presença na Prova de Abertura, desde os ex-Juniores, que se estreiam assim nas provas de Sub-23/Elites, aos Sub-23 de segundo ano e aos consagrados Elites, alguns dos quais têm aqui uma espécie de preparação para a Volta ao Algarve.
Para a primeira prova da Taça de Portugal as atenções vão estar viradas para aqueles que deram nas vistas no seu último ano de Juniores e que têm aqui a primeira experiência num novo escalão.
PEDRO SILVA: O CAMPEÃO DE JUNIORES
Pedro Silva, Campeão Nacional de Fundo em Juniores pela equipa barcelense da Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact e que este ano enverga as cores da Rádio Popular-Boavista, é um dos atletas a ter em conta. O ciclista de Barcelos está integrado numa equipa forte, experiente e com ambições para a época.
DANIEL DIAS “ENCARAR A PROVA COM RESPONSABILIDADE E AMBIÇÃO”
Daniel Dias, ciclista que se sagrou Vice-Campeão de Contrarrelógio pela Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact e que este ano alinha na Sicasal/CM Torres Vedras, é outro dos ciclistas a ter em conta.
Daniel Dias já esteve em competição esta época, mas nas provas de Pista, onde teve os primeiros contactos com os Elites. Para domingo, o ciclista da zona de Gaia pretende fazer o seu melhor…
“Estou a encarar esta estreia nas provas de estrada em Sub-23 com responsabilidade e ambição de representar da melhor forma a minha nova equipa”, começou por referir Daniel Dias, que sobre a Prova de Abertura considerou “é uma prova importantíssima para as nossas aspirações em estarmos presentes na volta ao Alentejo e na clássica da Arrábida. Temos de fazer uma boa exibição coletiva para ganharmos o convite direto para essas competições através da qualificação direta das melhores duas equipas de Sub-23 no ranking”.
FLÁVIO FERNANDES “PREPARADO PARA DAR TUDO”
Flávio Fernandes é outros dos ciclistas que representou a Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact na última temporada com resultados bastante positivos. O ciclista de Barcelos alinha agora na JV Perfis – Gondomar Cultural e diz-se preparado para deixa tudo na estrada…
“Encontro-me preparado para dar tudo” começou por afirmar Flávio Fernandes, que acrescentou que o grande objetivo “é ajudar a equipa para conseguirmos um bom resultado coletivo. Pessoalmente, estou a encarar esta prova como uma experiência para as restantes provas da época”.
Flávio Fernandes referiu ainda que “a fase de preparação correu bem, sem nenhum percalço significativo e sinto me preparado para a minha primeira prova em Sub-23”.
MARCO MARQUES “TENTAR DESFRUTAR DA MINHA PRIMEIRA CORRIDA”
Marco Marques, ciclista de Viana do Castelo que fez a sua formação na Tensai/Sambiental/Santa Marta e alinha na Sicasal/CM Torres Vedras, parte confiante para a primeira prova da Taça de Portugal.
O ciclista de Santa Marta de Portuzelo diz-se preparado para o arranque da época, embora considere que “nestas alturas nunca sabemos bem como estamos” e adiantou “fiz uma boa preparação, estou confiante, mas é a primeira prova e é normal estar um pouco ansioso, sem saber bem o que vamos encontrar”.
Marco Marques confessou mesmo estar um pouco nervoso… “pela primeira vez na minha vida vou correr com profissionais e é normal estar um bocadinho nervoso”, por isso, garante que “vou tentar ir para a corrida sem pressões, dar o meu melhor e tentar desfrutar da minha primeira corrida”.
DIOGO ALMEIDA MANTÉM-SE NA EFAPEL
Diogo Almeida, ciclista de Famalicão que alinha na EFAPEL, é outros dos atletas que se estreia este ano em Sub-23.
Depois de um ano em deu tudo ao serviço da equipa de Juniores, Diogo Almeida subiu à equipa de Sub-23 e junta-se a outros minhotos que fazem parte da equipa como é o caso de Tiago Machado e César Fonte.