NATAÇÃO

Vânia Neves: “foi muito bom ver a atitude dos meus nadadores”

O Viana NC esteve em destaque no Torneio Zonal de Juvenis Zona Norte, que se realizou na Mealhada e marcou o regresso da competição para o escalão. A equipa treinada por Vânia Neves saiu da Mealhada com 11 medalhas, um título de Campeão Zonal e o 11.º lugar na Estatística de Medalhas.

Maria Silva sagrou-se Campeã Zonal, Miguel Fernandes, Mariana Brochado, Maria Seixeira, Rita Gomes, Maria Rigor foram Vice-Campeões e Rita Gomes (duas), Miguel Fernandes, Mariana Brochado e Francisca Costa subiram ao terceiro lugar do pódio.

Vânia Neves, treinadora do conjunto de Viana do Castelo, mostrou-se muito satisfeita com o desempenho da equipa, mas confessa que o mais importante foi ver a reação da equipa, a alegria de os ver a fazer o que mais gostam.

“O torneio correu bastante bem. Fiquei muito satisfeita com os resultados e não só…foi muito bom ver a atitude dos meus nadadores. Vê-los felizes em competição”, disse Vânia Neves, que lembrou que “foram muitos meses sem competição e eles treinam para competir. Foi muito bom para eles e eu saio desta prova muito satisfeita com os resultados, com a atitude e com a forma como encararam a prova”.

Questionada sobre se estava à espera dos resultados obtidos, Vânia Neves referiu que “eu estava à espera de bons resultados porque eles têm estado a trabalhar direitinho. Mas com todas as questões que se vão passando, como as piscinas fechadas durante muito tempo e as Escolas paradas, o que nos obrigou a trabalhar de outra forma; os nadadores ainda não começaram o trabalho físico fora de água, as paragens motivadas pelas quarentenas profiláticas, não sabia bem qual seria a reação deles em competição”.

RESULTADOS EXCELENTES

Certo é que “os resultados foram excelentes”, mas “nesta fase o mais importante foi avaliar a forma como estão, perceber o que ainda precisam de melhorar, os aspetos técnicos. Neste aspeto estou muito satisfeita”.

Vânia Neves parte para 2021 com algumas expetativas: “espero que o novo ano traga uma nova normalidade. Nos próximos tempos não vamos ter a normalidade que conhecíamos, mas espero que as competições possam arrancar, porque elas são necessárias. De resto os dois Zonais, disputados na Mealhada, mostraram que é possível fazer competições, mantendo a segurança de todos. Não há a necessidade extrema de cancelar ou adiar as competições”.

O Viana NC foi dos clubes que arrancou com os trabalhos mais tarde, já que as piscinas apenas abriram em setembro. Vânia Neves referiu que “a Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu um bocadinho tarde as piscinas, mas desde que abriu tem-nos facilitado imenso, quer na gestão dos horários, os treinos. Não temos razão de queixa. De resto, não sentimos muito a paragem porque fomos treinando fora de água e no rio. Quando regressamos à piscina a adaptação foi quase imediata…e pelos zonais apercebemo-nos que não estamos assim tão mal”.

E como é manter a equipa motivada quando não há competições? “Pois…temos feito um jogo de cintura muito grande. Temos realizado algumas competições internas, com tempos e prémios. Na natação a motivação é a competição. Como não tem havido, temos de arranjar sempre formas de manter a motivação em alta, com competições internas e assim contornar as falhas da modalidade”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS