Sem categoria

Braga Rugby prepara regresso aos treinos

O Braga Rugby, que comemorou recente 10 anos de vida, está a preparar o regresso aos trabalhos no campo. A ideia é arrancar com os treinos dos Seniores e Sub-18 já no dia 31, mas o clube aguarda ainda a autorização da DGS e Governo.

O Braga Rugby terminou a época com um total de 160 atletas, número que poderia ter chegado aos 200 não fosse a pandemia. O clube conta com todos os escalões masculinos “neste momento, infelizmente, não temos os escalões feminino” referiu Miguel Portela, um dos treinadores/dirigentes do clube de Braga.

De resto, o Braga Rugby avançou na última temporada com o projeto “de rugby touch ao toque que teve uma enorme adesão pelos pais dos atletas, principalmente”. O clube tem ainda Veteranos que “na maioria veem de um projeto de rugby na Universidade no Minho, que durou de 1994 a 2005” disse Miguel Portela, que lembra que “em Portugal o rugby é historicamente um desporto de alunos universitários, só na década de 90 é que começou a sair das universidades para a população em geral”.

DUAS EQUIPAS SENIORES

A equipa Sénior participa no Campeonato Nacional I Divisão, mas para a nova temporada o clube já decidiu avançar com uma equipa B e Miguel Portela explica: “vamos avançar com a criação de uma equipa B devido ao grande número de atletas que temos, o que vai acontecer pela primeira vez no clube. Começam agora a chegar aos Seniores os miúdos que entraram para a Formação do clube há 10 anos e, portanto, temos de lhe dar continuidade”.

O Braga Rugby orgulha-se de ter ainda os escalões mais jovens “até temos Sub-6, no nosso grupo temos meninos a partir dos três anos” referiu Miguel Portela, que acredita que “com o arranque da época vamos, com certeza, aumentar o número de atletas. O ano passado, com a época interrompida em março, tínhamos 160 atletas”.

REGRESSO AOS TREINOS

Para que isso seja possível é importante que DGS e Governo dessem autorização para o regresso aos campos o quanto antes… “se a autorização for publicada em tempo útil, estamos a pensar regressar aos treinos a 31 de agosto com os Seniores e os Sub-18. Os escalões mais novos arrancam ainda nessa semana. Os Sub-8 que só regressam quando começarem as aulas”.

No entanto “nós tecnicamente só paramos na semana passada, porque até aí os miúdos tinham treinos diários por zoom”, disse Miguel Portela, que adiantou: “como não podiam ir ao ginásio foi um grande esforço. A pandemia afastou os atletas da prática no campo, mas nós fizemos um enorme esforço para ter conteúdo todos os dias para os miúdos. Entretanto, já começaram há algum tempo os jogos dos Campeonatos da Nova Zelândia, pois já não têm Covid, eles já têm com que se entreter”.

BRAGA RUGBY NÃO RECEIA PERDER ATLETAS

Miguel Portela acredita que o Braga Rugby não vai perder atletas para a nova época, até porque “quem vai para o Rugby é porque gosta mesmo” e depois “hoje em dias os pais preocupam-se que os seus filhos pratiquem um desporto que transmita aos miúdos valores de cidadania e que tenham boas notas”.

E o Rugby consegue transmitir esses valores e garantir boas notas? “No Rugby é obrigatório tirar boas notas e ter valores de cidadania. O Braga Rugby é reconhecido por isso e por causa disso, por exemplo, este ano vamos passar a ter rugby na Alfacoop. É um dos nossos valores e o que nos distingue”.

CONDIÇÕES LIMITAM CAPTAÇÕES

E é fácil captar meninos para o Rugby? “Podia ser mais fácil se tivéssemos melhores condições de treino, mas não posso dizer que é difícil. Gostávamos de ter mais atletas, mas temos 120 miúdos o que já é alguma coisa”.

O Braga Rugby tem também uma grande componente social ao receber nas suas equipas jovens de várias instituições “temos alguns miúdos são de instituições como as Oficinas São Jose, Padre David, Ima, etc, e conseguimos, normalmente, que esses atletas sejam os melhores alunos dessas instituições, em termos de estudo e comportamento”.

TREINADORES DEFINIDOS

O Braga Rugby já tem definido os treinadores para a nova época. De resto, todos os treinadores passaram pelo Rugby como jogadores. Alguns começaram no CRAV, da Universidade do Minho ou outra universidade. Alguns são mesmo jogadores da equipa Sénior e treinadores dos escalões de formação.

Assim, os treinadores são os seguintes:

Sénior: Pedro Aguilar e Miguel Portela.

Veteranos: Américo Gomes e Luís Cardoso.

Touch Rugby (misto): Daniel Presa.

Sub-18: Miguel Portela, Ivo Ribeiro, Rui Baía e Gustavo Vilela.

Sub-16: Vítor Brito, Rui Vilaça, Pedro Aguilar.

Sub-14: Marco Valentino.

Sub-12: Israel Azevedo e Alexandre Figueiredo.

Sub-10: Domigos Araújo e João Duarte.

Sub-8: Mickael Vieira, Israel Azevedo e João Costa.

Comentários

Artigos relacionados

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS