NATAÇÃO

Clubes minhotos à conquista dos títulos Regionais

As Piscinas Municipais da Rodovia recebem entre esta sexta-feira e domingo os Campeonatos Regionais de Infantis, Juvenis, Juniores e Seniores da Associação de Natação do Minho.

Em prova vão estar o SC Braga, que se apresenta com uma comitiva de 60 nadadores, ED Viana, que leva 22 atletas, Viana NC, leva 25 nadadores, Amigos da Montanha, que se faz representar por 18 nadadores, SC Caminhense, AD Ponte da Barca, ED Limiana e ainda o CN Povoense.

O objetivo comum dos clubes presentes passa por assegurar TAC’s para os Zonais de Infantis e para os Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos, que se realizam ainda este mês e avaliar o estado dos atletas.

AVALIAÇÃO E TAC’S SÃO OS OBJETIVOS DO SC BRAGA

No SC Braga os Campeonatos Regionais estão a ser encarados como uma espécie de avaliação dos nadadores para os próximos compromissos do clube.

“Esta é a última competição que temos antes do Torneio Zonal de Infantis e dos Campeonatos Nacionais. Portanto, vai servir para, por um lado, dissipar as últimas dúvidas para o Campeonato Nacional de Clubes. Por outro lado, estes regionais servem para quem não tem os mínimos para os nacionais, para os fazerem”, referiu Luís Cameira, que adiantou que “quem já tem mínimos esta será a última avaliação para as competições que se avizinham e que são bastante importantes”

Luís Cameira considera que a equipa está preparada para estes Regionais: “os atletas têm trabalhado bem, não temos lesões, nem doenças e, portanto, a equipa está bem para esta prova. Todo o grupo está motivado. Por um lado, temos os atletas que querem ganhar um lugar na equipa que vai disputar os Campeonatos Nacionais e por outro temos os nadadores que ainda não têm TAC’s e que vão tentar batê-los. Portanto, todos estão a trabalhar afincadamente para esta fase que se aproxima”.

O SC Braga é o grande favorito à vitória nestes Campeonatos Regionais, mas Luís Cameira salienta que “esse não é o principal objetivo. O nosso grande objetivo é avaliar as marcas para depois fazermos uma boa campanha nos Campeonatos Nacionais. É evidente que o SC Braga é o principal candidato a vencer os Campeonatos Regionais, mas essa não é o nosso objetivo primordial para esta prova”.

NUNO CARVALHO “QUEREMOS TAC´S E MEDALHAS”

A Escola Desportiva de Viana parte para os Campeonatos Regionais apostado em conquistar mais alguns TAC’s para as competições que se aproximam e conquistar o maior número possível de medalhas…

“Os objetivos da ED Viana passam por fazer mais mínimos para o Torneio Zonal de Infantis e para os Campeonatos Nacionais e claro por conquistar o maior número possível de medalhas, embora os nossos melhores nadadores vão fazer provas diferentes especialidades que eles costumam nadar”, começou por referir Nuno Carvalho, coordenador técnico da ED Viana, que explicou que “são provas que lhes podem servir de preparação para as provas principais deles”.

Nuno Carvalho salientou que “nos Infantis a maior parte dos atletas já têm mínimos. As atenções aqui vão mais para os Infantis B que os poderão conseguir nesta prova”.

De resto, o trabalho tem corrido bem “todo o grupo tem trabalhado muito bem para este macro ciclo de provas que temos pela frente e que passam pelos Zonais de Infantis e pelos Campeonatos Nacionais. Estes Regionais vão ser, no fundo, uma avaliação ao trabalho que temos feito até aqui”. Por isso, a ED Viana parte para os Regionais “com a ambição de conquistar títulos, mas o grande objetivo é melhorar a performance”.

Nuno Carvalho lembra que “temos uma equipa muito jovem, a ED Viana está em fase de reestruturação, mas a mentalidade de querer ganhar, querer sempre mais tem que estar presente. Temos que pensar em altos voos. Os títulos do Campeonato Regional estão na nossa mira, claro que sabemos o nível que temos e o nível dos adversários. Sabemos que em algumas provas os títulos estão ao nosso alcance, mas esse não é o nosso foco fundamental. Queremos estar preparados para no futuro conquistar títulos a outro nível”.

JOSÉ COUTEIRO: “ALCANÇAR O MAIOR NÚMERO DE TÍTULOS REGIONAIS”

O Viana NC desloca-se a Braga com uma comitiva de 25 nadadores e muitos objetivos, como referiu José Couteiro, coordenador técnico da equipa.

“Os objetivos do Viana NC para os Regionais passam pela obtenção de mínimos pelos atletas Infantis para o Torneio Zonal Norte e dos nadadores Juvenis, Juniores e Seniores para os Campeonatos Nacionais”, começou por referir aquele responsável, que acrescentou que “paralelamente, tentaremos alcançar o maior número de títulos Regionais e subidas ao pódio com os 25 nadadores que iremos deslocar a Braga”.

José Couteiro lembrou ainda que “esta é uma das provas mais importantes da época de Inverno e, por isso. também se espera que a maioria dos nadadores alcancem os seus melhores tempos pessoais neste fim de semana”.

José Couteiro garante que a equipa está preparada para atingir os objetivos traçados: “a equipa foi treinada da melhor forma possível dentro das condições que o clube dispõe, e as últimas indicações competitivas indicam que os atletas estão preparados para alcançarem os objetivos a que se propuseram juntamente com as respetivas treinadoras”.

PEDRO CORREIA: “PROCURAREMOSS CONQUISTAR ALGUM TÍTULO DE CAMPEÃO REGIONAL”

Os Amigos da Montanha apresentam-se nas Piscinas da Rodovia com uma equipa composta por 18 nadadores que vão competir em Infantis, Juvenis e Absolutos. Pedro Correia, coordenador da secção, referiu que “os principais objetivos para esta competição passam pela obtenção de mais algum TAC para o Zonal de infantis e Nacional de Juvenis e Absolutos”.

“Procuraremos, também, conquistar algum título de Campeão Regional” disse ainda aquele responsável, que referiu que “no geral da competição, melhorar os recordes pessoais é sempre um objetivo dos atletas e equipa técnica e que será, certamente, revelador do intenso trabalho que tem vindo a ser realizado por este grupo de formação”.

SC CAMINHENSE PRESENTE COM TRÊS NADADORES

O SC Caminhense leva uma comitiva de três nadadores a estes Campeonatos Regionais e o grande objetivo é mesmo a participação na prova, como explicou Ricardo Vitoriano, treinador do clube de Caminha.

“Vamos participar nestes Regionais com três atletas masculinos: um Infantil B, um Infantil A e um Júnior. O primeiro objetivo é mesmo o de participar nos campeonatos, uma vez que é a primeira prova oficial em que estes atletas participam nesta época”, começou por referir aquele técnico, que adiantou que “o segundo objetivo é a obtenção de recordes pessoais. Por fim, tentar alcançar pódios regionais. São objetivos modestos, mas muito importantes para a afirmação do clube a nível regional”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS