O Amares Volei está “preparado e motivado” para a sua estreia na Fase Final do Campeonato Nacional de Infantis masculinos de Voleibol, que arranca esta tarde em Barcelos.
Pela frente a formação treinada por Nuno Reininho – Campeão Regional e vencedor da Taça AVB – vai ter o CV Oeiras, num jogo que está marcado para as 18 horas, no Pavilhão Desportivo La Salle, em Barcelos.
Em Amares a Fase Final está a ser encarada “com tranquilidade”, mas também com alguma ansiedade… “Os atletas estão ansiosos, o que é normal. É uma Fase Final e é a nossa estreia”.
Como correu a semana de trabalhos? “Esta semana reduzimos o volume de treinos, fizemos treinos mais direcionados para o jogo e a Fase Final. Notou-se algum nervosismo e, consequentemente, cometerem alguns erros, o que não deixa de ser normal e em competição, com i aumento do foco, isso corrige-se. Eles estão preparados e muito motivados para esta Fase Final”, disse Nuno Reininho, que lembrou que “alguns destes atletas já têm uma noção do que os espera. Estiveram a ajudar na Fase Final do Desporto Escolar. Foi uma experiência muito positiva e que os ajuda a ter uma noção de como reagir. Para os outros cinco atletas esta Fase Final é uma novidade absoluta”.
Essa experiência no Desporto Escolar ajuda a equipa a ter os pés bem assentes no chão? “Sem dúvida. Eles já sabem o que é ter vários jogos em poucos dias e jogos muito disputados, passar por momentos de decisão. Isso ajuda-os a eles e à própria equipa”.
O Amares Volei arranca a Fase Final frente ao CV Oeira, um clube que Nuno Reininho diz ser “uma incógnita. O seu apuramento foi uma verdadeira montanha-russa. Tanto venceram ao Benfica, como perderam com um adversário mais acessível. Se encontrarmos o CV Oeiras num dos seus dias bons, vamos ter dificuldades, conseguem ser um adversário complicado, mas temos de pensar positivo e assumir a nossa responsabilidade. Passamos em primeiro, fomos o melhor primeiro classificado da primeira fase e temos de assumir o jogo para o poder ganhar”.
Qual pode ser o trunfo do Amares Volei para esta Fase Final? “O grupo. Este é um grupo muito consistente, muito focado, com um grande espírito de equipa. Só assim se justifica a nossa trajetória. Este é um projeto bastante diferente dos outros, com muito menos recurso do que qualquer outra equipa que esta nesta Fase Final”, disse Nuno Reininho, que salientou que “só conseguimos chegar aqui com muito disciplina, porque foram cumpridores e muito empenhados…”.
A inexperiência pode ser a grande dificuldade do Amares Volei? Espero bem que não. É verdade que nos estreamos nestes momentos altos do Voleibol federado, mas a equipa está bem, os atletas estão focados. Claro que do outro lado vamos encontrar equipas com outra postura e confiança porque têm outro historial, mas isso não quer dizer que ganhem os jogos e esperamos que não tenha qualquer peso nesta Fase Final”.