O Centro de Atletismo de Mazarefes dominou o Campeonato Regional Absoluto de Atletismo de Pista da Associação de Atletismo de Viana do Castelo, que decorreu no fim de semana no Estádio Municipal Manuela Machado.
A equipa de Mazarefes revalidou o título de Campeão Regional masculino – e já lá vão 13 consecutivos (o campeonato não se realizou em 2020 e 2021 devido à pandemia) – e sagrou-se também Campeão Regional feminino.
Na prova masculina, o CAM totalizou 273 pontos, deixando na segunda posição o CAOV (153) e GJV Punhe (66). Academia Valdeves (45) e Cyclones (32) fecharam o top5.
Em femininos, o CAM somou 159 pontos, impondo-se ao Olímpico Vianense (75) e Academia de Valdevez (50).
Em termos individuais de realçar as prestações de Remi Lima, que conquistou o título de Campeão Regional de Lançamentos de Peso, Disco e Martelo; e ainda Hélder Coutinho, que venceu o Salto em Altura e o Salto com Vara).
Sagraram-se também Campeões Regionais Jocimar Neto no Salto em Comprimento, João Fernandes no Triplo Salto, Carlos Monteiro nos 1500 metros, Bruno Neiva nos 400m Barreiras, Paulo Rigor nos 10000m Marcha e Duarte Ferreira nos 200 metros.
Em femininos, o destaque vai para Fátima Veiga que venceu os 1500 e os 800 metros, fazendo a dobradinha das provas de meio-fundo curto. Filipa Rego sagrou-se Campeã Regional no Lançamento de Dardo, Cristina Faria, Mariana Patrão, Catarina Arieira e Bruna Cruz na Estafeta de 400 metros.
Joel Maltez, diretor desportivo do CA Mazarefes, faz um balanço “muito positivo” do Campeonato Regional Absoluto de Atletismo de Pista, referindo que “a concorrência está cada vez mais forte, mas ainda conseguimos vencer com alguma facilidade. Nas meninas foi muito bom recuperar o título que nos fugia há dois anos”,
Joel Maltez salientou que “num campeonato que se disputou muito cedo na época, em que os atletas ainda não estão na sua melhor forma física, não se obtiveram marcas de grande destaque, mas no campo coletivo foi muito bom” e adiantou: “agora vamos preparar o apuramento para a Final do Nacional de Clubes que se realiza nos dias 27 e 28 de maio em Lousada”.
Quanto aos objetivos para o ‘Nacional’ Joel Maltez afirmou que “seria fantástico apurar ambas equipas (masculina e feminina) para a Final do Nacional de Clubes, que se vai disputar em Viana. Não é fácil, mas é possível e isso para nós já é motivador”.
O que diferencia este grupo para continuamente conquistar o título? “O nosso clube não tem melhor valor individual que os adversários, todos os clubes têm, individualmente, grandes valores. Muitos deles (o que não acontece connosco) até são pagos e conseguem treinar bidiariamente. Contudo, e embora pareça ‘clichê’, o CAM tem um espírito de equipa incrível, tem aquele clima familiar de ‘um por todos e todos por um’… Tentamos, diariamente, passar bons valores para os mais jovens que, por sua vez, mais tarde, vão ser eles a contribuir para o todo e passar a mensagem. O ‘saber estar’, o respeito pelo outro, o gostar do que se faz, o bom ambiente que se vive diariamente e claro, uma boa equipa técnica e dirigente é, na minha opinião, a chave do sucesso. Porque atletas bons há em todo lado e só precisamos encontrá-los, já para os manter, só há duas formas, com dinheiro ou com bom ambiente”.