“Queremos mostrar que somos merecedoras de estar na Fase Final… e que estamos lá para ganhar”, foi assim que Catarina Lobato, ‘capitã’ do SC Braga, começou por abordar a presença na Fase Final do Campeonato Nacional de Juniores A femininos de Voleibol, que se realiza na Maia entre sexta-feira e domingo.
Esta é a terceira Fase Final em que esta equipa vai participar. Sagrou-se Campeã Nacional de Cadetes, foi Vice-Campeã de Juvenis o ano passado, e parte para a Fase Final de Juniores com ambição de voltar a fazer história.
O SC Braga arranca a Fase Final com o Porto Vólei, equipa que defrontou na Fase Regular, tendo vencido por 3-1 em casa e perdido pelo mesmo resultado no recinto no adversário. Catarina Lobato considera que “este vai ser o ‘desempate’. Penso que as duas equipas vão entrar para ganhar. Sabemos que elas estão a treinar muito, mas nós temos aquela ambição de estar em mais uma final, que temos e queremos ganhar. É a recompensa de todo o trabalho e esforço que tivemos até aqui”.
A ambição é a ponto forte do SC Braga para esta Fase Final? “Sem dúvida. O facto de termos perdido a final do ano passado foi um choque, mas isso fez-nos querer mais e ir atrás. Conseguimos garantir a presença na Fase Final e agora vamos lutar para ganhar todos os jogos”.
Como é chegar a Juniores e contar e ir já para a terceira Fases Finais? “Chegar a uma Fase Final é sempre bom e todas as equipas querem lá chegar. Nós já vamos à Fase Final pelo terceiro ano consecutivo isso mostra o nosso trabalho, o nosso esforço e dedicação”, disse Catarina Lobato, que garantiu que “vamos com a firme disposição de dar o nosso melhor. Esta presença na Fase Final de Juniores dá-nos mais garra, força e vontade de ganhar. Queremos mostrar que somos merecedoras de estar lá e que queremos ganhar”.
Este foi o ano mais difícil para garantir a Fase Final? “Sem dúvida. Nós apanhamos equipas muito fortes, uma Fase de Grupo muito mais complicada e vamos estar numa Fase Final com um nível muito elevado. Mas isso faz parte e serve de incentivo”.
O que transmite a ‘capitã’ nesta altura à equipa? “Tentamos transmitir segurança e, acima de tudo, motivá-las e mantê-las sempre unidas para todas juntas, com o esforço e trabalho de todas, ganhar mais uma final”.