Ana Luís Cardoso é a representante da Academia de Patinagem de Guimarães no 3.º Open de Patinagem Artística, que se realiza no fim de semana no Pavilhão Municipal de Mira.
Ana Luís Cardoso vai competir no escalão Sénior na disciplina de Solo Dance e parte com o objetivo de “melhorar a minha prestação em relação ao ano passado e voltar a conseguir o apuramento para o Campeonato Nacional. Tenho treinado para isso e sinto-me otimista!”.
Depois de anos a apostar na Patinagem Livre, Ana Luís Cardoso esta focada, este ano, no Solo Dance…
“Apesar de ter começado a praticar Solo Dance mais tarde, já no escalão de Sénior, gosto muito e tenho vindo a sentir uma grande evolução desde que comecei, especialmente neste último ano, em que me dediquei mais a esta disciplina”, disse a atleta da AP Guimarães.
O que te encanta mais no Solo Dance? “É uma disciplina muito bonita, em que, para além da parte técnica, é especialmente importante a expressividade, musicalidade e a interpretação da coreografia. Essa é uma das minhas partes favoritas, visto que sempre estive muito ligada às áreas da música e da dança”, disse Ana Luís Cardoso, que salientou que “também gosto muito de Patinagem Livre e acho que também deve contar com todos estes elementos, mas no Solo Dance é realmente fundamental”.
A poucos dias do Open, já se sente algum nervosismo/ansiedade? “Essa parte está sempre presente. Por vezes a Patinagem consegue ser um desporto um pouco incerto e há sempre a possibilidade de alguma coisa não correr como gostaríamos, mas fui aprendendo a lidar com isso ao longo dos anos e já consigo controlar melhor”.
Ana Luís Cardoso está na Patinagem Artística desde pequena… “Estou na patinagem há cerca de 11 anos. Desde pequena sempre gostei de experimentar diferentes desportos e cheguei até a praticar vários ao mesmo tempo. Quando chegou a altura de escolher apenas um, não fui capaz de deixar a Patinagem, adorava fazer coreografias, saltos e provas, já para não falar das pessoas que conheci e que tornaram o percurso ainda melhor”.
Quanto a objetivos, a atleta da Academia de Patinagem de Guimarães afirmou que “neste momento, o meu objetivo enquanto atleta é continuar a superar-me em cada prova que faço” e adiantou; “comecei recentemente a dar treinos aos mais novos e gostaria de dar continuidade a esse trabalho, e, ainda num futuro próximo, vejo-me também a ajuizar provas de Patinagem”.