“Queremos fazer melhor que o ano passado. Com passos seguros e firmes queremos continuar a crescer e a deixar a nossa marca no panorama do Atletismo nacional”, foi assim que Sérgio Salgueiro, diretor desportivo do Team El Comandante, começou por abordar o ano de 2023, que arranca, em termos competitivos, com a participação na Meia-Maratona Manuela Machado.
O clube de Moreira de Cónegos arrancou para a nova época com um grupo alargado de atletas (130) e objetivos muitos ambiciosos. Apurar-se para o Campeonato Nacional de Clubes em Pista é um deles, mas há muitos mais…
O primeiro grande objetivo da época já foi alcançado. O Team El Comandante sagrou-se Campeão Regional em femininos e Vice-Campeão em masculinos.
Sérgio Salgueiro faz um balanço positivo do arranque da época… “O nosso primeiro grande objetivo está alcançado, alcançamos o pódio no Regional de Corta-Mato Longo, em masculinos ficamos atrás do SC Braga”.
“Esta a ser um ano bastante bom em termos de resultados desportivos”, considerou o diretor desportivo do conjunto de Moreira de Cónegos, que salientou “os resultados obtidos nas S. Silvestres, com vários atletas em destaque, nos pódios e com recordes pessoais”.
PREPARAR AS PROVAS QUE SE APROXIMAM
Para além dos resultados e da participação, as corridas S. Silvestres servem também para preparar as provas do início do ano? “Sem dúvida. Nós olhamos para as São Silvestres de vários prismas. Temos atletas que lutam pelos pódios, mas temos atletas de pelotão, que vão pelo prazer de estar presentes, de conviver e desfrutar do ambiente. São, por norma, provas muito bonitas, imbuídas do espírito natalício e em que o convívio é salutar. Depois temos o prisma dos resultados. Somos muitos atletas e alguns têm ambições para estas corrida”, disse Sérgio Salgueiro, que adiantou: “depois olhamos para estas corridas como uma preparação para o que vem pela frente e em janeiro e fevereiro temos já grandes desafios”.
Assim, o Team El Comandante tem agendado para janeiro e fevereiro, entre outras provas, a participação na Meia-Maratona Manuela Machado e no Campeonato Regional de Corta-Mato Curto …
“Estamos já a preparar a nossa participação na Meia-Maratona Manuela Machado, uma grande de grande carisma, em que vamos levar um grande número de atletas. Não será uma prova para lutarmos pelo pódio, porque é uma prova muito concorrida e competitiva, com a participação de atletas de todo nacionais e estrangeiros. Mas vamos, com certeza, com o objetivo de fazer os nossos melhores resultados, obter recordes pessoais. É uma prova de superação e queremos melhorar o que fizemos nos anos anteriores”.
Em fevereiro realiza-se o Regional de Corta-Mato Curto… “estamos a prepararmo-nos para chegar a essa prova em bom ritmo e aí lutar pelos melhores resultados possíveis”, disse Sérgio Salgueiro, que garante que estes não são os únicos objetivos da época…
“CONTINUAR A CONQUISTAR BONS RESULTADOS”
“Para o novo ano queremos continuar a conquistar bons resultados. Estar na luta pelos pódios nas provas em que isso for possível e estar sempre na discussão dos nossos melhores resultados. O grande objetivo será apurarmo-nos para o Campeonato Nacional de Pista de Clube. Mas também queremos estar presentes no Campeonato Nacional de Corta-Mato Curto e de Estrada”.
O Team El Comandante tem vindo a afirmar-se, com bons resultados, no panorama do Atletismo Nacional, isso aumenta a responsabilidade? “É uma responsabilidade boa”, disse Sérgio Salgueiro, que salientou que “os bons resultados trazem sempre mais responsabilidade, mas isso é bom e leva-nos a evoluir. Este ano temos alguns reforços de peso, bons atletas que nos vão ajudar a continuar a nossa caminhada de crescimento”.
De resto “partimos com a responsabilidade de fazer, pelo menos, igual ao ano anterior, mas queremos, como é óbvio, mais e a ambição de querer chegar ao ‘Nacional’ de Pista de Clubes mostra isso mesmo”, disse o diretor desportivo do Team El Comandante, que salientou que “queremos crescer, mas queremos fazê-lo com passos seguros e firmes, não queremos dar um passo maior do que aquele que podemos e por em risco todo o projeto”.