CICLISMO

Tiago Machado prepara nova época… como diretor desportivo

Tiago Machado já está a preparar a nova época desportiva, agora como diretor desportivo e com responsabilidade por três equipas (Femininas, Juniores e Cadetes) da Formação da Academia EFAPELCycling.

“Temos aproveitado fazer uns treinos juntos, mais em ritmo de passeio porque falta muito para o início da época e temos tempo para fazer as coisas com calma. Neste momento o essencial é conhecermo-nos, é criar um bom ambiente na equipa e entre eles. A ideia é que eles andem o máximo de tempo juntos e ganhem amizade e comecem a fazer grupo, quanto melhor de conhecerem e se derem, melhor serão os resultados”.

Como tem sido esta adaptação a novas funções? “Esta é mais uma etapa no Ciclismo. Surgiu a oportunidade de continuar ligado à modalidade e felizmente não tive de passar pela fase do pós-carreira. Foi muito bom terem-se lembrado de mim e agora é aproveitar e fazer o que sempre fiz, dar o meu melhor em tudo o que fizer”, disse Tiago Machado, que referiu que “agora terei apenas de perder um pouco mais de tempo a preparar os treinos na secretária, mas também é algo que gosto e me motiva bastante”.

Tiago Machado recorda que “toda a minha vida analisei planos de treino. Agora é prepará-los e ter a paciência que o meu preparador tinha para escutar as queixas dos atletas e ter a capacidade de dar a volta por cima de forma que seja menos penoso andar de bicicleta”.

Sentes que partes com alguma vantagem para esta nova função porque afinal foste um ciclista profissional de topo? “Penso que ter sido ciclista me vai ajudar a compreender melhor os meus atletas, os termos dos treinos e do Ciclismo. Estou muito confiante que vai ser uma etapa de grande aprendizagem e que vou gostar imenso”.

FRIOZINHO NA BARRIGA? “SINCERAMENTE, NÃO”

Já sentes algum ‘friozinho’ na barriga? “Sinceramente, não!  Já passei por grandes momentos de pressão e ganhei com o tempo outro tipo de maturidade e calma. Sou uma pessoa hiperativa e agitada, com o coração perto da boca, mas tenho calma e tranquilidade mais do que suficiente para resolver as questões”.

Tiago Machado avança para as novas funções com três equipas: Feminina, Juniores e Cadetes.

Em Juniores, a equipa da Academia EFAPELCiclyng conta cm os seguintes atletas: Vicente Bernart, Afonso Campinho, Diogo Pinto, Diogo Martins Pinto, Afonso Gomes, André Silva, Afonso Ribeiro, Duarte Neves e Afonso Oliveira.

A equipa Feminina é composta, para já, com Beatriz Faria, Maria Leão, Aléxia Teixeira, Ilda Pereira, Eduarda Costa, Bruna Sousa e Lia Godinho.

Dos Cadetes fazem parte, para já, João Azevedo, Daniel Melo, Martim Carvalho e David Oliveira.

TAÇA DE PORTUGAL DE CICLOCROSSE

A par das novas funções, o ‘ciclista do povo’ continua a deliciar todos quantos o admiram agora no Ciclocrosse.

Tiago Machado, que continua a treinar, praticamente, diariamente, tem participado nas provas da Taça de Ciclocrosse.

BIKE TOUR TIAGO MACHADO PODE DAR “SALTO QUALITATIVO”

Tiago Machado levou a efeito, em finais de novembro, a 12.ª edição do Bike Tour Tiago Machado, um passeio de BTT com cariz solidário e que juntou, apesar do mau tempo que se fez sentir, mais de uma centena de atletas.

No ‘pelotão’ fizeram-se notar nomes como os de André Carvalho, Beatriz Pereira e Rúben Rodrigues, Ilda Pereira, ciclistas do Minho que se têm imposto no Ciclismo de Estrada e que têm em Tiago Machado uma referência…

“Tendo em conta as condições climatéricas que se fizeram sentir, o passeio correu bem e contou com uma centena de resistentes”, disse Tiago Machado, que considera que “este carinho que demonstram por mim é mais um sinal de respeito pelo que fui fazendo ao longo da minha carreira, não tanto pelos resultados, mas pela forma como sempre me entreguei à modalidade”.

Agora com o terminar da carreira de ciclista profissional, qual o futuro deste Bike Tour Tiago Machado? “Acho que o desejo de todos que põe o passeio na estrada, é continuar. Dar um salto qualitativo é algo que pretendemos fazer há algum tempo e, se calhar, agora temos essa oportunidade de o fazer. Levar esta competição para outro nível, outra data, que seja menos exposta ao mau tempo”.

Comentários

Artigos relacionados

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...