“Basicamente, sinto-me bem onde estou e se me querem, não mudo”, disse Nuno Ribeiro, que vai continuar a vestir as cores do Grupo CCR – AP motors – Lobos Averomar Cycling em 2023.
Com uma época muito atribulada, devido a problemas de saúde, Nuno Ribeiro encara a nova temporada com tranquilidade… “O meu objetivo é usufruir do que a bicicleta me dá e se conseguir voltar a andar como andava, tanto melhor”.
Sobre a continuidade no Averomar, o ciclista de Famalicão afirmou que “nunca optarei por trocar de equipa por trocar, só por conseguir melhor noutro sítio, não é suficiente. A mim importa mais sentir-me bem onde estou, ter uma estrutura capaz de apoiar-me quando é preciso e que olha para todos os atletas com a mesma importância, isso é que é fundamental para ter uma equipa unida”.
Depois: “e apesar de até maio ainda ter conseguido alguns resultados, nunca foram os resultados que sinto que poderia ter alcançado. Tenho o sentimento que ainda não consegui provar a aposta da equipa em mim, mesmo sabendo que ninguém me impinge nada. Basicamente, sinto-me bem onde estou e se me querem, não mudo”.
O ano de 2022 não foi fácil para Nuno Ribeiro, que teve de dar por concluída a época muito cedo…
“Foi um ano extremamente complicado. Um AVC na família, que criou uma tremenda alteração no dia a dia e na capacidade de fazer as coisas como e quando queremos. Em maio, juntamente com o Covid surgiu um problema extra de Hipotiroidismo crónico (Tiroidite de Hashimoto) que só me foi diagnosticado em julho, quando já não conseguia treinar decentemente. Os valores que controlam a tiroide, só este mês é que voltaram a valores normais”.
Entretanto, Nuno Ribeiro já retomou os treinos em setembro, mas “com muita oscilação. O problema, acima de tudo, vai ser esse. Sei que o caminho é longo e a incerteza de não saber o que tenho pela frente; se conseguirei voltar ou melhorar o que já consegui fazer ou se a Tiroidite me vai ou não limitar essa capacidade”.
Essa indefinição desmotiva-te? “Desmotiva-me mais a incapacidade que eu tive em lidar com o problema até agora. Este descobrir do que é ou não possível fazer, até me motiva”.
AVEROMAR RENOVA COM EQUIPA
Para além de Nuno Ribeiro, o Grupo CCR – AP motors – Lobos Averomar Cycling assegurou já a continuidade dos famalicenses Manuel Pereira, Campeão do Minho de Ciclocrosse, José Simões, Campeão do Minho de XCO e XCM em Sub-23, e Nuno Mesquita. Sérgio Nogueira,
Bem como do esposendense José Carlos e do barcelense Carlos Preto.
O Averomar assegurou ainda os serviços da bracarense Catarina Borges e de Liliana Aguiar.