Uma autêntica ‘armada minhota’ participa este domingo na quarta prova da Taça de Portugal de Maratonas BTT (XCM), podendo, em muitos casos, dar um passo decisivo na luta pelo troféu.
É o caso de José Oliveira, do MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião, que lidera o ranking em Master 30. O ciclista do clube de Viana do Castelo lidera a classificação com 900 pontos, mais 240 que o segundo classificado.
Manuel Pinto (SAERTEX Portugal/Edaetech) lidera em Master 65 e em caso de vitória dá um passo de gigante para a conquista da Taça de Portugal.
Em Elites, Davide Machado, ciclista da Póvoa de Lanhoso que alinha no BTT Seia, está na corrida pela vitória na Taça. Parte para a quarta e penúltima prova na segunda posição, a 130 pontos do líder, Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT).
Rui Rêgo (Bombos S. Sebastião), Carlos Cruz (Saertex Portugal/Edaetech) e Ivan Sá (Bombos S. Sebastião) procuram ainda um lugar no top10.
Em femininos, Tânia Lima, vimaranense da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, Campeã do Minho em XCM, ocupa a terceira posição e as duas provas que faltam disputar podem catapultá-la para outro lugar do pódio.
Leandra Gomes, ciclista da Póvoa de Lanhoso da AXPO, luta ainda por um lugar no pódio.
Na luta pelo pódio estão ainda José Pacheco e José Loureço (SPAC BTT) e Agostinho Cunha (Bombos S. Sebastião) em Master 35.
Carlos Rocha, da SAERTEX, entra para a penúltima prova da Taça de Portugal no terceiro lugar em Master 40, mas pode ainda chegar ao primeiro lugar do pódio (soma menos 180 pontos).
Em Master 45, Pedo Dias (SPAC BTT) procura aproximar-se nos lugares do pódio, precisando, por isso, de conquistar um bom resultado em Castro Daire.
Carlos Soares (SAERTEX), em Master 50, e João Amaro (Batotas/Ponte Lima) e António Souto (Bombos S. Sebastião) em Master 55 procuram chegar ao top3.
Em Master 60, António Melo (SAERTEX) ocupa a terceira posição a 270 pontos do líder, Joaquim Sá (Bombos S. Sebastião) e Hermenegildo Alves (SAERTEX) procuram a melhor classificação possível.
Em femininos a luta pela vitória na Taça de Portugal apresenta-se complicada, mas Cecília Araújo (Erdal Guimarães Ciclismo) luta pelo pódio em Master 30.
Hugo Frade (SAERTEX) deve garantir a vitória na Taça de Portugal em Paraciclismo C.
A prova disputa-se em Castro Daire e pela frente os ciclistas vão ter três percursos. Os Elites, Master 30, 40 e 50, vão fazer 102 quilómetros com 3100 metros de acumulado.
As femininas, os Masters a partir de 50 anos e os Paraciclistas de classe D vão disputar a prova de 75 quilómetros com 2500 metros de acumulado. Os paraciclistas de classe C e os utilizadores de bicicleta de assistência elétrica terão de completar 40 quilómetros com 1100 metros de acumulado.