CICLISMO

João Silva, o Camisola Branca do GPM que venceu o Circuito de Santo António

João Silva, ex-ciclista de Braga, foi o último grande vencedor do Circuito de Santo António de Amares, tendo, no mesmo ano, conquistado a Camisola Branca, de melhor ciclista minhoto no Grande Prémio do Minho.

Este ano as duas provas vão aliar-se e o Grande Prémio do Minho termina, domingo, inserido no Circuito de Santo António de Amares.

A prova de Amares, uma das mais antigas do país, apresenta este ano um percurso remodelado, com duas subidas de montanha de primeira categoria (Subida à Senhora da Abadia) e promete dar ainda mais emoção ao sempre apetecido Grande Prémio do Minho, prova destinada à categoria de Juniores.

“TANTO O CIRCUITO COMO O GP MINHO SÃO CONHECIDOS PELA SUA DUREZA”

João Silva, que na altura representava a Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact, é assim o último herói das duas provas que estiveram suspensas em 2020 e 2021 devido à pandemia… O ex-ciclista de Braga recorda que “tanto o Circuito de Santo António de Amares, como o GP do Minho são conhecidos pela sua dureza, sendo o circuito um constante “sobe e desce” que o torna particularmente desgastante” e adiantou que “recordo-me do circuito como se fosse hoje e de a nossa equipa ter dominado e eu acabei por ser o felizardo…”.

Já no GP Minho: “fui sem nenhum objetivo pessoal em concreto porque tinha estado a semana anterior sem treinar devido a um recrutamento da força aérea e de apenas ir com o objetivo de ajudar os meus colegas de equipa. No entanto acabei por estar numa forma aceitável e de fazer um bom resultado tendo em conta as condições”.

Como é gerir as sensações e o esforço em provas como estas? “É um desafio… e em cada etapa é preciso gerir as sensações de dia para dia e não se deixar ser afetado pelas emoções do momento”, referiu João Silva.

CAMISOLA BRANCA? “ACABA POR SER UMA MOTIVAÇÃO EXTRA”

Qual a importância, no GP Minho, de ser o portador da Camisola de Melhor Minhoto? “Acaba sempre por ser uma motivação extra tendo em conta que no Minho há sempre bons ciclistas” afirmou o ex-ciclista de Braga.

Com a tua experiência, que conselhos deixas aos ciclistas que vão participar neste GPM? “O conselho que eu posso dar é que eles giram bem as coisas tendo em conta as sensações e acima de tudo que se divirtam”, disse.

João Silva abandonou o Ciclismo em 2019, depois de uma época em que esteve em particular destaque, tal como a sua equipa. A dedicar-se aos estudos, João Silva refere que “há sempre saudades da competição e de toda a sua envolvência, mas acho que foi a escolha acertada e não voltaria atrás”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...