CANOAGEM

César Soares (CN Ponte Lima): “o foco é superar-me a cada treino”

Superar-se a cada treino, assegurar a presença no Europeu da Sérvia e aí chegar a uma Final A, são os grandes objetivos de César Soares, atleta do Clube Náutico de Ponte de Lima, para a época 2022.

O canoísta do clube de Ponte de Lima, que tem sido chamado aos estágios da Seleção Nacional de Canoas, mostra-se ambicioso para a nova época e garante que “tenho novos objetivos tanto nacionais, como internacionais”.

“Apesar de não ter tido o melhor início de época comparando com 2021, sinto que estou no caminho certo e passo a passo tudo se vai encaixando”, disse o atleta natural de Melres.

“MELHORAR OS RESULTADOS DA ÉPOCA PASSADA”

Afirmando que “o foco continua a ser o mesmo, superar-me a cada treino”, César Soares salienta que “o objetivo passa por melhorar os resultados da época passada”.

Houve alguma razão para o arranque da época não ter sido o que pretendias? “Na época de 2021 a pré-época e os treinos começaram a um ritmo mais elevado comparado com 2022. Este ano começamos de forma mais calma e eu não estava a encaixar bem no barco. Não me sentia confortável a remar. Foram tempos menos bons e em que não houve grande evolução”, disse o canoísta do CN Ponte de Lima, que referiu que “agora já me sinto melhor. Juntamente com o meu treinador Jaroslav conseguimos encontrar um equilíbrio”.

“CONSEGUIR UM BOM RESULTADO NA TAÇA DE PORTUGAL DE VELOCIDADE”

Quanto aos novos objetivos para a época 2022, César Soares afirmou que “este ano os meus novos objetivos começam por conseguir um bom resultado na Taça de Portugal de Velocidade, que serve de seletiva para o Europeu em Belgrado, na Sérvia” e que se realiza já no fim de semana no CAR de Montemor-o-Velho.

A partir daí “a meta é conseguir estar presente no Europeu na Sérvia e tentar chegar à Final A em C1 1000m Sub-23”, quando ao calendário nacional: “o objetivo é fazer uma boa posição na geral no Campeonato Nacional de Pista”.

A Taça de Portugal de Velocidade/Seletiva nacional realiza-se já no fim de semana, César Soares sente que “ainda há pequenos detalhes a trabalhar no geral, mas estou confiante comigo mesmo. Os treinos têm sido duros e tenho tido boas sensações dentro de água”.

Nesta prova qual poderá ser a maior dificuldade? “No sábado temos as eliminatórias em que darei o máximo para estar presente na final no domingo. Com certeza que a minha maior dificuldade irá ser a prova de 500m, pois há bastantes atletas rápidos”.

NA CANOAGEM DESDE OS 13 ANOS…

César Soares está na Canoagem desde 2015 e tem conquistado vários resultados de destaque quer a nível nacional, quer internacionalmente…

“Comecei a praticar canoagem com 13 anos e tudo começou nas férias de verão quando ia para casa dos meus primos. Eles praticavam Canoagem eu, na altura, andava no Futebol. Um dia o meu primo desafiou-me a ir com ele ao treino. Fui uma, duas, três vezes e comecei a gostar da Canoagem, era algo que eu gostava de fazer. A partir daí, inscrevi-me no clube e comecei a praticar. Andei um ano no K1 e cheguei a fazer embarcações. Mas existia algo que me chamava à atenção a C1!”, disse César Soares, que adiantou que “pedi ao meu antigo treinador, Ramiro Moreira, se podia ir para a canoa, que queria experimentar e ele um dia disse “se conseguires andar com ele na C2 sem virar no treino eu deixo te ir para a canoa”. A partir desse dia comecei a treinar na C1 e até tinha jeito! Fiz a minha primeira prova no Campeonato Nacional de Fundo e fui Campeão Nacional. Desde então fui evoluindo e tenho conseguido conquistar bons resultados nacionais”.

O canoísta do CN Ponte de Lima ‘apaixonou-se’ pelas canoas e considera que “em Portugal a canoa é um pouco desvalorizada, o que me levou também a mostrar que a canoa também consegue obter bons resultados. Aliás com o decorrer dos anos está a conseguir chegar ao mesmo nível que os kayaks”.

É uma vertente mais difícil? “Sim, na minha opinião e na minha experiência a canoa é mais difícil comparada ao kayak em termos de equilibro, técnica… Mas a verdade é que, neste momento, a canoa está a crescer, a tornar-se mais competitiva e já tem mais praticantes, o que é muito bom!”.

“SINTO-ME COMO SE PERTENCESSE A PONTE DE LIMA”

César Soares é natural de Melres, Gondomar, mas desde 2020 que enverga as cores do CN Ponte Lima… “Desde que comecei a competir vi o CNP Lima um clube grande, que tinha uma grande equipa, cheia de boa disposição e o mais importante apoiavam-se uns aos outros. Era o clube que eu queria muito representar. Em 2020 o clube a que pertencia não estava numa fase muito boa, não me sentia mais integrado. Foi então que surgiu o convite do CNP Lima e eu não hesitei em dizer que sim”.

Afirmando que “foi uma grande e nova aventura”, César Soares garante que “sinto-me como se pertencesse a Ponte de Lima”.

Clube, estágios, Seleção, estudos… tem sido fácil conciliar tudo? “Ao início foi difícil e cansativo. Foi uma questão de hábito e de uma nova rotina. Raramente existem exceções, o que torna mais difícil conciliar treinos, estudos, seleção…mas com organização lá vou conseguindo”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...