Ivan Sá (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião) foi o grande vencedor do 9.º BTT XCO Paredes de Coura, que se realizou domingo no Centro Cyclin´ Portugal Paredes de Coura, em Vascões.
O ciclista vianense, que regressou à competição este fim de semana depois de uma lesão o ter afastado das primeiras provas da época, desde cedo que se colocou no grupo da frente, tendo cortado a meta ao fim de 1:26:11h, deixando o seu mais direto perseguidor em Elites, Tiago Alves (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) a um minuto de distância. Rui Ferreira (AXPO) foi terceiro.
João José Azevedo, ciclista de Famalicão que alinha na AXPO, cortou a meta na quarta posição, enquanto João Pereira (Individual) foi quinto e Nélson Sá (SAERTEX Portugal/Edaetech) cortou a meta na sexta posição. Rui Ferreira (UCVNF-CC Avidos fez sétimo lugar e César Oliveira (SAERTEX) foi oitavo.
IVAN SÁ: “NUNCA PENSEI QUE FOSSE VENCER…”
Ivan Sá saiu de Paredes de Coura bastante satisfeito com o resultado obtido: “nunca pensei que fosse vencer, não sabia como estava o meu andamento em competição, pois estive ausente de provas, devido a uma lesão no joelho. Decidi participar nesta prova de XCO para perceber como estava”.
Sobre a prova lembra que “a meio da primeira volta criamos um grupo de quatro atletas que se destacou. Eu seguia em quarto, mas na segunda volta fui para terceiro e na terceira volta já em segundo. A meio da quarta volta passei para a frente e assumi a liderança da corrida até ao final, sempre a dar vantagem ao segundo classificado”.
Foi um bom regresso à competição? “Foi um excelente regresso. É uma vitória que me dá uma motivação extra para não baixar a cabeça… Uma paragem logo no início da época não é fácil de encarar…”.
Sobre a Pista de XCO do Centro Cyclin´ Paredes de Coura, Ivan Sá afirmou que “é muito rápida e divertida, está bem construída e tem espaço para evolução, Penso que poderia ter mais obstáculos e mais zonas técnicas”.
Quanto a objetivos para a época, o ciclista do Bombos S. Sebastião referiu que “apesar de estar muito longe de fazer pódio nas Maratonas, a minha preparação é feita para o XCM, por isso, agora quero perceber como estou a andar nessa vertente já na próxima Taça de Portugal em Alte para tentar depois melhorar a minha posição do ano passado no Campeonato Nacional”.