A Seleção de Sub-16 femininos da Associação de Basquetebol de Braga regressou esta manhã aos trabalhos de preparação tendo em vista a Festa do Basquetebol, que se realiza em Albufeira.
Tânia Gomes, selecionadora da equipa de Sub-16 femininos, referiu que “o treino correu bem, dentro do que estava à espera e do que estava planeado” e adiantou que “hoje a sessão serviu mais para passar a informação porque não sabemos quando nos voltamos a encontrar, e a adaptá-las ao nosso jogo”.
Numa sessão em que contou com, praticamente, todas as convocadas, Tânia Gomes sentiu as atletas “um pouco confusas com tanta informação, mas tem de ser…”.
A NECESSIDADE DE TRABALHAR FORA DA SELEÇÃO
Também é preciso que elas trabalhem fora da Seleção? “Este ano mais que nunca… Preparar um documento para elas irem relembrando. Para as atletas que já têm ‘set plays’ nos clubes é mais fácil de assimilarem as ideias…”.
A Seleção de Sub-16 retomou os trabalhos no fim de semana depois de mais dois meses parados devido, essencialmente, às restrições provocadas pela pandemia. Tânia Gomes confessa que “é muito tempo sem treinar em equipa e notou-se a falta de rotinas, que já tinham adquirido no estágio de Natal”.
Considerando que “foi quase como recomeçar o trabalho”, Tânia Gomes lamentou ainda que “a equipa não estivesse toda no treino do fim de semana. Hoje já contamos com quase todas, mas agora não sabemos quando voltamos a treinar em conjunto”.
“LUTAR ATÉ À ÚLTIMA”
Quanto ao regresso dos trabalhos das Seleções e da Festa do Basquetebol, a treinadora da ABB refere que “é muito importante para o Basquetebol nacional este regresso, pois as Festas são já uma tradição e servem também para os selecionadores nacionais verem atletas que não competem em Campeonatos Nacionais e não têm tanta visibilidade” e acrescentou que “também é bom para as próprias atletas, que assim têm uma experiência diferentes, vão jogar noutra equipa e contra as melhores de cada Associação”.
Retomar os trabalhos das Seleções não tem sido tarefa fácil… “A parte difícil neste regresso são as condições. Temos menos treinos e muitas atletas recém-chegadas ao Basquetebol com potencial, mas pouca noção do que é o jogo”.
Quais as expetativas com que parte para a Festa do Basquetebol? “O que eu tenho dito às miúdas é que vai ser difícil, o nosso nível está muito baixo, mas sei que elas vão lutar até à última e é isso o que lhes peço”.
CONVOCADAS
Mariana Paiva (Ribeirão)
Beatriz Silva (FamaBasket)
Alexandra Teixeira, Diana Teixeira e Isabel Azevedo (FC Vizela)
Mafalda Almeida e Joana Rocha (GDAS)
Rita Costa, Milena Gonçalves (Maria Fonte)
Margarida Silva, Margarida Matos (BC Barcelos)
Mariana Pereira, Mafalda Amorim (SC Braga)
Carolina Vaz Vivas, Inês Ribeiro Gonçalves e Maria Miguel (Vitória SC)
Selecionadores: Tânia Gomes e Natacha Marques